Respostas
Resposta:
A Relação Anual de Informações Sociais (Rais), divulgada pelo Ministério do Trabalho esta semana, mostra que o mercado de trabalho brasileiro está em expansão, mesmo com o crescimento mais lento da economia, e apresentou mudanças significativas nos últimos anos. Houve uma elevação considerável na participação de mulheres, jovens e idosos. Para os próximos meses, espera-se a criação de muitas outras vagas, em todos os setores.
As mulheres já são maioria no mercado de trabalho e elas também ocupam mais as novas vagas. Do mesmo modo que o número de empregos, o salário pago a elas também subiu, mas ainda possui valores menores do que o pago aos homens. O número de postos de trabalho ocupados pelas mulheres cresceu 5,93%, enquanto a participação dos homens subiu 4,49%.
Também aumentou a participação dos jovens e dos idosos. A participação dos jovens com idade entre 16 e 17 anos subiu 14,48% no ano passado em relação a 2010. Já a dos idosos com mais de 65 anos cresceu 11%. De acordo com os especialistas, a maior contratação de pessoas na terceira idade se deve à falta de profissionais capacitados e com experiência em muitas profissões.
Segundo o Rais, os setores que mais cresceram no último ano foram os de serviços, comércio e construção civil. Em 2011, foram abertas 2.242.276 vagas. O número de contratações aumentou 5% em relação a 2010, chegando a 46.310.631. No entanto, houve uma grande queda em relação às novas vagas criadas em 2010, ano em que a economia cresceu bem mais.
Explicação: