Respostas
Resposta:
Um dos grandes problemas do modelo AT é justamente a localização dos componentes internos. Como os barramentos ficam muito próximos um do outro é gerado muito calor. Com a dissipação dificultada pelos cabos e peças mal posicionados, somado a gabinetes com poucos recursos de ventilação, o risco de superaquecimento é iminente.
As placas-mãe ATX vieram para sanar vários problemas encontrados nos modelos AT. Um deles é em relação à alimentação. Como o conector da fonte dos modelos AT podiam queimar o componente se colocados de forma errada, as placas ATX possuem um conector único, de 20 ou 24 pinos, que não pode ser encaixado de forma errada.
Explicação:
Um dos principais problemas do padrão AT consiste na localização dos componentes internos. Em que devido aos barramentos, os mesmos se encontram muito próximos um dos outros, o que gera bastante calor.
Dessa forma, o padrão ATX é recomendado, visto que sana diversos problemas encontrados nos modelos AT. Em que um deles apresenta relação com a alimentação. Como o conector da fonte dos modelos AT podiam queimar o componente caso colocado de forma errada, as placas ATX apresentam um único conector.
Bons estudos!