“Para sobreviver, as universidades têm de estar ao serviço destas duas ideias mestras - sociedade de informação e economia baseada no conhecimento - e para isso têm de ser elas próprias transformadas por dentro, por via das tecnologias da informação e da comunicação e dos novos tipos de gestão e de relação entre trabalhadores de conhecimento e entre estes e os utilizadores ou consumidores”. (SANTOS, 2005, p. 28-9).
É no espaço universitário que nos deparamos com uma diversidade de experiências que cada um apresenta e traz. Trabalhar nesse gerenciamento é algo complexo e que exige das instituições habilidades e competências para administrar tais situações.
Sobre o papel da universidade, assinale com V as sentenças verdadeiras e com F as sentenças falsas:
I ( ) Uma das tarefas que a universidade se impõe é a de reproduzir conhecimento.
II ( ) É na universidade que o espaço da diversidade de ideias precisa ser buscado, pois é o espaço de aprendizagens e testes das experiências defendidas.
III ( ) A construção do conhecimento precisa passar pelo crivo da crítica. Visto que para julgar ou analisar algo exige estrutura e base.
IV ( ) O conhecimento é provisório pelo fato de que as leituras que são feitas sobre os cenários serem constantemente escondidos.
V ( ) O conhecimento precisa de gestão, ou seja, existe uma lógica que precisa ser contada para ser descoberta.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Respostas
O sequenciamento correto das assertivas é V V V F V . A organização do conhecimento de fato é bastante importante para que possamos ter um crescimento científico grande de modo que através da organização é possível ter melhores resultados .
Assim, é interessante observar que a diversidade no conhecimento é sim de extrema importância, mas a metodologia científica é interessante de ser respeitada para que os resultados obtidos sejam imparciais .
Resposta:
O sequenciamento correto das assertivas é F V V F V
Explicação:
A universidade não se impõe de reproduzir conhecimento, e sim produzir, aprendendo a ouvir e escutar para ter as várias versões sobre o fato, realizando pesquisas e obtendo informações para transformar, assim, em conhecimento.