Para os filósofos gregos e seu estudo sobre o “estudo da alma”, a alma ou espírito era concebido como:
A
parte material de todos os seres vivos da natureza, incluindo o homem.
B
solução para os conflitos pessoais do ser humano na época antiga
C
a única explicação religiosa para questões que pertenciam à religião.
D
irracionalidade e racionalidade ao mesmo tempo tendo em vista que não havia recursos científicos na Grécia antiga para explicar a natureza do homem.
E
parte imaterial do ser humano e abrangeria o pensamento, os sentimentos de amor e ódio, a irracionalidade, o desejo, a sensação e a percepção.
faça um comentário.
Respostas
Para os filósofos gregos, a alma ou espírito era concebido como:
E. parte imaterial do ser humano e abrangeria o pensamento, os sentimentos de amor e ódio, a irracionalidade, o desejo, a sensação e a percepção.
Foi entre os filósofos gregos que surgiu a primeira tentativa de sistematizar um pensamento sobre o espírito humano, ou seja, a interioridade humana.
O próprio termo Psicologia vem do grego psyché, que significa alma, e de logos, que significa razão. A alma ou espírito era concebido como a parte imaterial do ser humano e abarcaria o pensamento, os sentimentos de amor e ódio, a irracionalidade, o desejo, a sensação e a percepção.
Foi em Sócrates e posteriormente em Platão, que as ideias sobre o mundo psicológico ganharam força. A principal preocupação era com o limite que separa o ser humano dos animais.
Dessa forma, postularam que a principal característica humana era a razão. A razão permitia ao ser humano sobrepor-se aos instintos, que seriam a base da irracionalidade.
Bons estudos!