Respostas
Resposta:
Eu marcaria a letra (C) - Necessidade
Explicação:
Marcaria esta alternativa por conta do próprio nome do poema ser (Poema da Necessidade), mas caso não tenha esta ferramenta de procura, iria por eliminação.
Não é atenção, por conta de não utilizar nenhum verbo no imperativo com o interlocutor, apresentar algum termo que chame a atenção do leitor para o que o texto está tentando informar, mas sim para o contexto do texto.
Não é destruição, mesmo que o texto termine com "e anunciar O FIM DO MUNDO", não é nisto que se baseia o texto, e nem está centrado aqui a destruição.
Não é preocupação, por conta do eu lírico apresentar importância, medo ou até mesmo preocupação com o que ele está apresentando. Ele apenas aceita, como um robô.
Não é rotina, por conta do que o que o eu lírico diz que é preciso, não necessariamente ele faz, além de que isto é para ser realizado, não todos os dias como uma rotina, mas sim ser realizado, sem uma data de entrega.
É necessidade, além do título do texto, por conta de necessidade ser um sinônimo de preciso. Preciso é a palavra central do texto, a qual tem se repetido durante toda a obra.