Nos túbulos seminíferos estão presentes grupos de células em diferentes etapas de maturação para a formação dos espermatozóides. Estas células formam o epitélio seminífero e que possuem importantes características como:
I- há 2 grupos de células filhas formadas a partir da pré espermatogônia: células que podem iniciar o ciclo espermatogênico e um grupo de células tronco.
II- o grupo de células tronco permite que ocorra a produção contínua de espermatozóides no testículo.
III- a sequência da espermatogênese envolve a maturação das espermatogônias em espermatócitos, espermátides e no final a formação dos espermatozóides.
A
I e II estão corretas
B
I e III estão corretas
C
II e III estão corretas
D
I, II e III estão corretas
E
I, II e III estão incorretas
Justifique.
Respostas
Sobre as características das células que formam o epitélio seminífero é correto o que se afirma em: A lternativa A) I e II estão corretas
A espermatogênese é o processo no qual o esperma é produzido a partir das células germinativas primordiais do homem (espermatogonia) através de mecanismos de mitose e meiose.
É o mecanismo da espermatogênese no homem e se desenvolve nos testículos (gônadas masculinas), embora a maturação final do espermatozóide ocorra no epidídimo.
Os dois testículos contêm cerca de mil túbulos seminíferos. No epitélio desses túbulos, depositam-se as células germinativas ou espermatogônias nas quais a espermatogênese começa. Esse processo é ativado pela ação do hormônio GnRH, liberado no hipotálamo.
As células germinativas dão origem a células-tronco de espermatozóides, das quais surgem células que se diferenciam em espermatócitos primários após a mitose correspondente das células do tipo A.
As espermatogônias do tipo B dividem-se por mitose, produzindo mais células desse tipo; essas células amadurecem por grupos de cerca de 100 espermatogônias, produzindo espermatócitos primários e, eventualmente, espermatozoides.
Resposta:
resposta é a D todas estão corretas
Explicação: