Respostas
Explicação:
A principal relação entre cotidiano e conhecimento científico está na participação de um no outro, concomitantemente, em diversos contextos. Exemplifico abaixo.
Versão em "BOCK. As Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 14ª Ed. 2008. p. 16-17."
Segundo o texto de Bock (2008), a principal relação no fato de que "ambos convivem com a realidade, aproximando e afastando-se em diferentes momentos dessa vivência".
Segundo a autora (BOCK, 2008), a aproximação está no estudo de objetos do cotidiano e o afastamento está na forma com que se aplica metodologia científica para estudar o cotidiano/real.
O problema dessa resposta é que é limitada - e por isso errada -, pois desconsidera a ciência pura. Na ciência pura não há preocupação com aplicações práticas [assim, não há, necessariamente, aplicações no cotidiano] do conhecimento, mas sim na produção de conteúdos válidos. Por exemplo, Skinner produzia ciência pura em um primeiro momento - pois só depois suas abordagens foram contextualizadas.
Cotidiano no conhecimento científico
O conhecimento científico busca investigar e explicar diversos fenômenos, dentro os quais podemos citar os que estão envolvidos com o cotidiano. É comum a vida cotidiana instigar “espíritos de investigação”, como fez com:
Eratóstenes, que observou que sombras mudavam de posição nos mesmos lugares em épocas diferentes. Eratóstenes descobriu que a Terra não era plana;
Newton, que criou hipóteses para a gravidade a partir da queda de corpos, que é algo observável. Newton criou uma “lei da gravidade”;
Descartes, que buscou conhecer tudo em sua volta. Descartes é um dos pensadores iluminista que são citados como base histórica para a metodologia científica.
Conhecimento científico no cotidiano
O desenvolvimento científico pode alterar diretamente a vida cotidiana, principalmente gerando produtos e consumíveis. Como exemplos de produtos que advêm do conhecimento científico. Temos:
Enlatados, que foram desenvolvidos a partir de conhecimentos científicos em biologia e química;
Remédios, que foram desenvolvidos a partir de conhecimentos em farmacologia, biologia e química;
OGMs (Organismos Geneticamente Modificados), que foram desenvolvidos a partir de conhecimentos em genética e biologia.