As civilizações da Antiguidade Oriental, particularmente a egípcia e a mesopotâmica, desenvolveram (A) conquistas militares para assegurar o abastecimento de escravos, fundamentais às grandes obras públicas, como templos e pirâmides. (B) a escrita, sob diferentes formas, permitindo o registro dos princípios de seu monoteísmo, que se espalhou pelo Mediterrâneo. (C) grande integração comercial com os povos vizinhos, devido à abundância de recursos hídricos, agrícolas e minerais. (D) a arquitetura e as ciências, com caráter utilitarista, que se manifestou nos anfiteatros, aquedutos e conhecimentos matemáticos. (E) forte ligação entre a política e a religião, como se observa no caso do faraó egípcio, supremo soberano que era considerado um deus vivo
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
119
É correta a alternativa E, já que nestas sociedades havia uma forte estratificação social, e a manutenção desta ordem (que beneficiava os poucos no topo em detrimento dos muitos na base) dependia da dominação ideológica por meio da religião.
Considerar o soberano como um deus era também uma forma de aproximar do governo os alto sacerdotes, de modo que os responsáveis pela administração do Estado e os responsáveis pelo domínio ideológico dos governados fossem mutuamente beneficiados por esta estrutura de poder.
respondido por:
58
Resposta:as a resposta certa e letra E
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás