• Matéria: História
  • Autor: andresonrafael3559
  • Perguntado 7 anos atrás

Nos festivais da canção, músicas de jovens compositores expressavam os sentimentos de protesto de toda uma geração. Nos Teatros Opinião, de Arena e Oficina, montavam-se shows e peças revolucionárias sobre a realidade do país. A rebeldia ganhava as artes plásticas, enquanto o Cinema Novo buscava uma nova linguagem para exprimir a identidade nacional. Seria, aliás, a criação de uma verdadeira cultura brasileira o objetivo principal do movimento que foi chamado de tropicalismo. (Américo Freire, Marly Motta e Dora Rocha, História em curso: o Brasil e suas relações com o mundo ocidental) Essa efervescência cultural relaciona-se (A) à crise do Estado oligárquico. (B) às críticas contra o Estado Novo. (C) aos desmandos do governo JK. (D) a formas de resistência à ditadura militar. (E) à redemocratização concretizada em 1988.

#UFPR
#VESTIBULAR

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
3

É correta a alternativa D, tendo sido esta (a cultura) uma das formas de resistência civil contra a Ditadura Militar.

Movimentos como a Tropicália e o Cinema Novo buscavam denunciar os crimes da ditadura, tentando disfarçar as suas mensagens para que não fossem impedidas de circular pela censura, tornando conhecidos os crimes que a imprensa não podia divulgar.

Além disto, ao atrair a atenção da mídia internacional, tornavam mais difícil para a ditadura simplesmente executar os que pensavam diferente, sendo uma forma também de proteger pessoas.

Perguntas similares