No circuito da figura, as lâmpadas L1 e L2 são idênticas e apresentam valores nominais (20 V – 40 W). A bateria de 20 V é considerada ideal e os resistores são ôhmicos. Todos os fios utilizados para a montagem desse circuito apresentam resistência elétrica desprezível. O fio F tem uma extremidade fixa no ponto C e sua outra extremidade pode ser ligada no ponto A ou no ponto BDetermine as potências dissipadas pelas lâmpadas L1 e L2 quando o fio F é conectado no a) ponto A; b) ponto B.
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
A) Quando o fio f toca no ponto A , a lâmpada L2 não acende pois a resistência do fio é 0 , ou seja , a potência dissipada por L2=0W.
Precisamos então calcular a resistência da lâmpada nas condições nominais de tensão e potência, ou seja : , ou seja, nas condições nominais a lâmpada conduz 2A , com a lei de Ohm, podemos calcular a resistência, pela fórmula .
Assim, com a resistência da lâmpada, conseguimos calcular a tensão que ela dissipa através da equação , basta calcular a corrente total do circuito, que é dada por . assim, aplicando na fórmula, se tem que .
B) Sabendo que a resistência da lâmpada é de 10 Ohms, podemos então partir desse ponto. Se o fio f for para o ponto B , a lâmpada L1 não acende (0W dissipado) e a lâmpada L2 dissipará a seguinte potência:
É preciso calcular a resistência em paralelo , que é dada por .
Calculando a corrente elétrica, se tem que . Fazendo um divisor de corrente , para encontrar a corrente que passa em L2 se tem que , como calculamos anteriormente, em 2A, a lâmpada dissipa a potência nominal de 40W.