Hora plena a do meio-dia / As figuras não projetam sombras / A luz incide, vertical, nas criaturas / Hora total em que o seratinge a plenitude.Esses versos da poetisa curitibana Helena Kolody (1912–2004) retratam uma situação do cotidiano de todas aspessoas: a hora do meio-dia, denominada por ela "hora plena". Se sua mensagem metafórica for analisada sob oponto de vista geográfico e considerando-se a cidade de Curitiba, é correto afirmar:a-) Em Curitiba, não há projeção de sombras ao meio-dia porque em todos os dias do ano os raios solares incidemverticalmente ao meio-dia.b-) Em realidade, essa situação de ausência de sombras ao meio-dia em Curitiba só ocorre duas vezes ao ano: nosequinócios de primavera e de outono.c-) No solstício de verão há mais horas iluminadas, por isso não há projeção de sombras ao meio-dia.d-) A posição latitudinal da cidade de Curitiba, ao sul do Trópico de Capricórnio, impossibilita que os raios solares incidamverticalmente em qualquer época do ano.e-) A ausência de sombras ao meio-dia é, por si, uma colocação metafórica. Ela não ocorre na Terra, pois sempre existesombra, em qualquer latitude e em qualquer hora iluminada do dia.
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
1
Considerando a posição latitudinal da cidade de curitiba, a alternativa (D) é a que representa corretamente a incidência de raios solares.
Sabemos que a região sul do país é conhecida por ter um clima subtropical, ou seja, as temperaturas variam em média a 18º C. De acordo com os estudos da Geografia, esse tipo de clima ocorre nas regiões que se encontram abaixo do Trópico de Capricórnio.
Entendemos que por ser uma região mais fria, a incidência da luz solar é mais baixa, justamente o que ocorre na cidade de Curitiba.
Diante disto, a resposta correta é a seguinte:
A posição latitudinal da cidade de Curitiba, ao sul do Trópico de Capricórnio, impossibilita que os raios solares incidam verticalmente em qualquer época do ano.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás