• Matéria: Química
  • Autor: quemello
  • Perguntado 7 anos atrás

EPCs (Equipamentos de Uso Coletivo) são equipamentos de uso no laboratório que, quando bem especificados, para as finalidades a que se destinam, permitem executar operações em ótimas condições de salubridade para o operador e demais pessoas no laboratório. São utilizados, portanto para minimizar a exposição dos trabalhadores aos riscos e, em caso de acidentes, reduzirem suas consequ¨.ncias. Tais equipamentos permitem ainda eliminar ou reduzir o uso de EPIs. As capelas são os melhores exemplos desses equipamentos, podendo ser capelas de uso geral, capelas tipo “walk in”, capelas com sistema de lavagem de gases e capelas de fluxo laminar. Com relação às capelas de fluxo laminar, é correto afirmar que


A
esse tipo de capela pode ser utilizado para os diversos tipos de análise que incluam o manuseio de substâncias químicas e/ou particuladas mesmo com a janela totalmente aberta.


B
é uma capela especial sem bancada tradicional, com sua base rebaixada até quase o nível do piso. Dessa forma, o operador pode entrar na capela e efetuar, por exemplo, a montagem de aparelhos de grandes dimensões.


C
é a capela especialmente projetada para o trabalho que envolve a manipulação de substâncias químicas que formam produtos de reação explosivos ou corrosivos. Este tipo de capela deve estar acoplada a um sistema de lavagem de gases.


D
é a capela de segurança biológica necessária porque a maioria das técnicas microbiológicas produz aerossóis passíveis de serem inalados.


E
São equipamentos especialisados para trabalhos com lâminas e perfuro-cortantes

Respostas

respondido por: Danas
11

A alternativa D) é a capela de segurança biológica necessária porque a maioria das técnicas microbiológicas produz aerossóis passíveis de serem inalados.

As capelas de fluxo laminar não possuem um exaustor, logo é perigoso trabalhar com produtos químicos dentro dela, pois eles irão se acumular lá dentro.

A capela de fluxo laminar tem a função de criar um ambiente estéril, impedindo que algo do meio externo entre, ou que os aerosóis do meio interno saem, por isso o laboratarista só pode por mãos dentro dela, e com luva.

Geralmente essas capelas apresentam uma luz ultravioleta com o intuito de esterilizar o ambiente, por isso a capela deve estar em um ambiente que possa ser fechado para que a luz ultravioleta não cause problemas de saúde aos profissionais.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares