• Matéria: Português
  • Autor: oliveira129oi
  • Perguntado 7 anos atrás

Alguém me ajuda, por favor!!
Preciso de ajuda para resolver essa questão. Urgenteee!!

Em Matemática, o conceito de dízima periódica faz referência à representação decimal de um número no qual um conjunto de um ou mais algarismos se repete indefinidamente.


No texto seguinte, o autor compara determinada estrutura linguística a uma dízima periódica.


“[...] acabaremos prisioneiros do rapto político sutilíssimo que permite, com toda a força do poder legítimo, o regime do plebiscito eletrônico. Ou seja, a do povo que quer o que quer o príncipe que quer o que quer o povo. Nosso risco histórico é que esta sentença se pode repetir ao infinito, como dízima periódica. E não como a conta certa da democracia que merecemos, afinal, sem retórica, nem os deslumbramentos com que sature o Príncipe Valente.”


ALMEIDA, Candido Mendes de. O príncipe, o espelho e o povo. Folha de S. Paulo, 22 out. 1990.


A partir do trecho acima, assinale a alternativa correta.


a) O trecho do texto cuja estrutura seria comparável à dízima periódica matemática é formado a partir da intercalação de orações unidas por conjunções integrantes


b) Nos trechos “Ou seja, a do povo que quer o que quer o príncipe que quer o que quer o povo.” e “Nosso risco histórico é que esta sentença se pode repetir ao infinito, como dízima periódica.”, os operadores em negrito desempenham funções coesivas semelhantes.


c) Nos trechos “Ou seja, a do povo que quer o que quer o príncipe que quer o que quer o povo.” e “Nosso risco histórico é que esta sentença se pode repetir ao infinito, como dízima periódica.”, os operadores em negrito pertencem à mesma classe de palavras.


d) É possível depreender do texto a noção de que as dízimas periódicas encontram um correlato na estrutura da língua portuguesa, partindo da análise dos encaixes sintáticos do trecho “Nosso risco histórico é que esta sentença se pode repetir ao infinito, como dízima periódica.”

Respostas

respondido por: leloca123oq
7

Resposta:

Letra C

Explicação:

Os operadores "que" funcionam como conjunções integrantes em ambas as situações dos trechos destacados, sendo assim, da mesma classe de palavras.

Perguntas similares