Qual a origem, contexto histórico, características, percursores, trajetória e evolução do movimento modernista
Respostas
Resposta:
- Origem:
O modernismo surgiu em Portugal por volta de 1915, com a publicação das revistas Orfeu (1915), Centauro (1916) e Portugal Futurista (1919).
A primeira atitude dos novos escritores foi de esquecer o passado, desprezar o sentimentalismo falso dos românticos e adotar uma participação ativa e dentro primar pela originalidade de idéias e, na poesia, não deveriam se prender à rima e à métrica.
No Brasil ocorreram fatos fatos para o surgimento do Modernismo:
1912: Oswald de Andrade vai à Europa e volta imbuído do futurismo de Marinetti. Futurismo é o nome dado ao movimento modernista que se baseia numa vida dinâmica, voltada para o futuro, e que combate o passado, as tradições, o sentimentalismo, prega formas novas e nítidas.
1915: Monteiro Lobato publica em O Estado de S. Paulo dois artigos: “Urupés” e “Velha Praga”, em que condena o regionalismo sentimental e idealista.
1917: Anita Malfati lança na pintura o cubismo, que despreza perspectiva convencional e representa os objetos com formas geométricas.
1921: Graça Aranha volta da Europa e publica estética da Vida, em que condena os padrões da época.
1922: Semana de Arte Moderna em São Paulo, com sessões, conferências, recitais, exposição de artes plásticas. Participaram desta semana: Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Guilherme de Almeida, Menotti del Picchia, Graça Aranha, Ronald de Carvalho, Guiomar Novais, Paulo Prado, etc. Estava fundado o Modernismo no Brasil. Apesar do forte impacto causado pelo movimento, o Modernismo se manteve devido á grande divulgação no s jornais e revistas da época.
- Contexto historico:
O Modernismo surgiu no período temporal que separou a Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918) e a Segunda (1939 - 1945). A sua origem se situa, portanto, numa época atravessada por conflitos, revoluções e transformações sociais profundas.
Importa também lembrar que o contexto histórico do movimento modernista foi largamente influenciado pelo processo de industrialização em curso e os vários avanços tecnológicos que estavam surgindo.
A partir de 1890, o Modernismo começou a tomar forma enquanto movimento cultural. Um dos marcos fundadores foi a abertura da loja Art Nouveau, de Siegfried Bing, em Paris. A partir do nome do local, foram aparecendo algumas traduções e "modernismo" se estabeleceu como rótulo mais usado.
- Características:
- A ruptura com a tradição;
- A postura experimentalista;
- A valorização do cotidiano;
- A busca / reconstrução da identidade.
Com espíritos repletos de desejo pela novidade, os artistas e escritores modernistas não hesitavam em descartar os modelos e as regras tradicionais.
Em vez de seguir ou copiar, procuravam a inovação, a criatividade, explorando, experimentando e tentando acessar novos conhecimentos e técnicas.
- Trajetória e evolução:
O Modernismo se divide em três gerações:
Primeira Geração (1915-1927)
A primeira geração do Modernismo é chamada de Geração Orpheu ou Orfismo, porque ficou atrelada à revista Orpheu. Ela foi publicada com a iniciativa de Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro e Almada Negreiros. Com visão futuristas e ideias que rompessem com os padrões do passado, trouxe grande escândalo na sua primeira e segunda publicação. A sua duração foi em torno de um ano, devido a problemas financeiros após o suicídio de Mário de Sá Carneiro, em 1916.
Segunda Geração (1927-1940)
O segundo momento do Modernismo é chamado de Presencismo. Iniciou-se em 1927 com o lançamento da revista Presença. A revista foi fundada por Branquinho da Fonseca, João Gaspar Simões e José Régio.
O objetivo desse grupo era dar continuidade ao trabalho iniciado com a Revista Orpheu, com ideias de literatura viva.
Terceira Geração (1940 até os dias atuais)
A Terceira Geração e o último momento do Modernismo. Iniciou-se em 1940, com a publicação de Gaibéus, de Alves Redol. Esse período é chamado de Neorrealismo, pois apresenta uma literatura engajada com os motivos sociais e políticos. É considerado um movimento ideológico e eclético. Além disso, caracterizou-se também pela oposição ao ditador Antônio de Oliveira Salazar.
Principais percursores no Brasil:
- Oswald de Andrade (1890-1954)
- Tarsila do Amaral (1886-1973)
- Mário de Andrade (1893-1945)
- Anita Malfatti (1889-1964)
- Menotti Del Picchia (1892-1988)
Explicação:
- È isso aí! Bons estudos! Espero ter ajudo!
Beijinhos. <3