• Matéria: História
  • Autor: marcelaribeiroo234
  • Perguntado 7 anos atrás

"A República Velha também é conhecida como Primeira República e se estende de 1889 até 1930, quando Getúlio Vargas, através de um Golpe de Estado inicia um novo período político". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: . Acesso em 18 fev. 2019. Tendo em vista os conteúdos do livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, sobre a educação no Brasil durante a Primeira República, analise as afirmativas. ( ) Segundo a Constituição, a instrução primária era gratuita para todos os cidadãos. ( ) Tivemos marcos históricos, como: a Primeira Guerra Mundial e a quebra da Bolsa de Nova Iorque. ( ) Tivemos grandes contribuições de Lourenço Filho, Fernando Azevedo e Anísio Teixeira, que defendiam a transformação social das escolas. ( ) Tivemos a criação do Instituto Nacional de Estudos Pedagógico por Gustavo Capanema.

Respostas

respondido por: ferretti
3

A constituição histórica da educação no Brasil é um processo longo, demorado e bastante problemático, dado que o acesso a ela sempre foi mantido bastante limitado, ao menos até meados do século XX.

(v) Segundo a Constituição, a instrução primária era gratuita para todos os cidadãos.

Correto. A Constituição de 1891 determinava que o ensino deveria ser garantido a todos, ao menos o ensino primário, por obrigatoriedade, com laicidade, e gratuitamente.

(v) Tivemos marcos históricos, como: a Primeira Guerra Mundial e a quebra da Bolsa de Nova Iorque.

Correto. A República Velha do Brasil se desenrolou enquanto ocorria a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a quebra da Bolsa de Nova Iorque (1929).

(v) Tivemos grandes contribuições de Lourenço Filho, Fernando Azevedo e Anísio Teixeira, que defendiam a transformação social das escolas.

Correto. Participaram deste processo de construção da educação brasileira, já na República Velha, os nomes aqui listados.

(f) Tivemos a criação do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos por Gustavo Capanema.

Falso. A Criação do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos foi criado por Capanema em 1937, já no Estado Novo.

Perguntas similares