• Matéria: Filosofia
  • Autor: thatalucardfan
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o trecho abaixo:

Muitos já conceberam repúblicas e monarquias jamais vistas, e de cuja existência real nunca se soube. De fato, o modo como vivemos é tão diferente daquele como deveríamos viver, que quem despreza o que se faz e se atém ao que deveria ser feito aprenderá a maneira de se arruinar, e não a de se defender.

Redija um texto e identifique tanto a posição teórica contra a qual Maquiavel se indispõe no trecho acima quanto a crítica encaminhada pelo autor.​

Respostas

respondido por: elamambretti
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Assim escreveu Maquiavel: "Muita gente imaginou repúblicas e principados que nunca se viram nem jamais foram reconhecidos como verdadeiros.

Vai tanta diferença entre o como se vive e o modo por que se deveria viver, que quem se preocupar com o que se deveria fazer em vez do que se faz aprende antes a ruína própria, do que o modo de se preservar; e um homem que quiser fazer profissão de bondade é natural que se arruíne entre tantos que são maus.

Assim é necessário a um príncipe, para se manter, que aprenda a poder ser mau e que se valha ou deixe de valer-se disso segundo a necessidade."

Maquiavel colocou o modo como se vive a política e o como deveria se viver nas utopias éticas. Ora, a ambição desenfreada que leva ao descaramento generalizado da corrupção não foi criação de Maquiavel, nem sequer deve ser atribuída somente ao governante, mas apenas a constatação da realidade que, entre jogos de interesses, deve se preservar o governante das mazelas alheias e se necessário, agir de maneira, cuja moralidade pessoal é extrapolada pela necessidade coletiva.

O governante, cuja responsabilidade é a de gerir interesses coletivos, não pode se submeter às demandas da moral privada, tornando-se necessário inclusive a sua violação, se a defesa das instituições que representa ou a garantia da própria sobrevivência da nação estiver em questão.

Maquiavel propôs então, uma reavaliação das relações desenvolvidas entre ética e política, desenvolvendo uma moral própria da ação política, cujo critério do bem comum, visa como resultado a sobrevivência da coletividade e não apenas de indivíduos isolados e portanto, não se submetendo a uma hierarquia de valores.

Bons estudos!


thatalucardfan: Muito obrigada!!
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