Respostas
Resposta:
Olá! tudo bem?
As funções da linguagem se referem na ênfase que é dada a um dos seis elementos da comunicação:
-Locutor
-Interlocutor
-Código
-Mensagem
-Referente
-Canal
Então, se existem seis elementos da comunicação, existirá seis funções:
Função emotiva ou expressiva:
É quando a ênfase é dada ao locutor (aquele que começa a conversa), nessa função é predominante o uso de substantivos abstratos, verbos em 1° pessoa verbal, figuras de linguagem e linguagem conotativa. O locutor vai passar suas emoções para o interlocutor. É uma função cheia de emoções! (também é cheia de pontuações, hehehe)
Função conotiva ou apelativa:
Nesse tipo de função, há predominância de verbos no imperativo e, como o próprio nome diz, o locutor vai persuadir o interlocutor a fazer algo. É bastante usada em propagandas.
Função Metalinguística:
É o código falando do código (código é a língua usada na comunicação), ou seja, é quando o locutor vai dar a definição, explicar. Os dicionários são os exemplos mais "aceitáveis", MAS esse tipo de função pode ocorrer em um poema indiscretamente. (isso o que eu estou escrevendo é um exemplo da função metalinguística!)
Função poética:
Bom, essa função dá ênfase à mensagem do texto, ou seja a sua construção em todos os sentidos e usa de figuras de construção: inversão, anáfora. Basicamente, o locutor se preocupa com a estética do texto. Prosa, versos, anúncios são alguns exemplos.
Função referencial:
A ênfase é dada à informação do texto. O locutor se preocupam em passar a informação sobre algo ou alguém para o interlocutor, normalmente se emprega a terceira pessoa verbal, pois se fala de algo ou de alguém.
Função fática ou contato:
Fática significa rumor ou ruído, basicamente o locutor vai dar a ênfase ao canal produzindo sons, iniciando ou finalizando uma conversa. acontece sempre que iniciamos um contato verbal, isto é, uma conversa (ava).
OBS:
Em um processo de comunicação, o locutor tem sempre um objetivo ou intenção por isso a ênfase muda de acordo com a situação
Essas funções podem ocorrem em todo TIPO (verbal, não verbal ou mista) de comunicação
Um texto pode apresentar várias funções