• Matéria: Artes
  • Autor: suzanahervas
  • Perguntado 7 anos atrás

Pergunta 1
0,175 em 0,175 pontos

Os artistas das novas mídias se afastaram da abstração em direção a um envolvimento com o mundo que os cerca. Ao utilizarem a fotografia, o filme e o vídeo – tecnologias que registram impressões da realidade física – passaram a mostrar a vida das pessoas comuns por meio do registro de imagens. Começa-se a celebrar o pluralismo a partir da proliferação universal das imagens e dos meios de comunicação de massa.
Leia, atentamente, os nomes dos artistas contidos na coluna A e as características de obras e estilos contidos na coluna B e, em seguida, assinale a alternativa que reúne as correspondências corretas entre elas.

Coluna A
I. Jeff Wall
II. Bill Viola
III. Damián Ortega
IV. Gerhard Richter
Coluna B
1. Ao subverter os significados e funções de objetos cotidianos como tijolos, cadeiras, relógios ou carros, o artista altera, decompõe e transforma os objetos, revelando seus componentes implícitos e simbólicos, criando formas híbridas.
2. Em Mímica (1982), uma das obras mais famosas do artista, ele mostra três pessoas com cerca de 20 e poucos anos andando por uma rua suburbana nos Estados Unidos em um dia quente e ensolarado. Um dos homens tem barba e segura a mão da namorada. À direita deles está um homem asiático. O homem de barba se vira na direção do asiático e levanta um dedo até o canto do próprio olho em um gesto racista.
3. Surgimento (2002), faz parte de uma série iniciada pelo artista, em 2000, intitulada As paixões, inspirada na arte devocional da baixa Idade Média e do início do Renascimento. A obra foi filmada em uma única tomada, em 35 mm, a uma velocidade sete vezes mais rápida que o normal. Na pós-produção, ele transferiu o filme em película para vídeo de alta definição e o desacelerou consideravelmente.
4. Para realizar suas “fotopinturas”, o artista projeta uma fotografia sobre a tela, traça os contornos e usa o original para a distribuição das cores. As camadas finas de pigmento conferem um aspecto desfocado às imagens. Em Retrato de Liz Kertelge (1966), por exemplo, o resultado parece capturar a nostalgia de um momento efêmero.
A sequência CORRETA dessa associação é:

Resposta Selecionada:
a.
I - 2; II - 3; III - 1; IV - 4

Pergunta 2
0,175 em 0,175 pontos

Sobre a arte contemporânea hoje, escolha entre as alternativas a seguir aquela que está totalmente correta.

Resposta Selecionada:
c.
Bill Viola (1951-) é um pioneiro da videoarte desde a década de 1970. Sua obra é reconhecida pelo acabamento elegante e pela aparência de pintura. Seus vídeos são tão lentos que às vezes fica difícil perceber os movimentos, exigindo uma extrema concentração do espectador.

Pergunta 3
0,175 em 0,175 pontos

A arte contemporânea produzida na América Latina tem tido cada vez mais participação no sistema de arte global. Obras de seus artistas têm alcançado valores recordes em leilões internacionais e coleções estão aumentando acervos latino-americanos. Na primeira década do século XXI houve uma proliferação das feiras internacionais de arte, que vêm abrindo cada vez mais espaço para galerias e artistas da América Latina. Uma das causas, certamente, é que a arte local perdeu caráter exótico que costumava ser atribuído a ela – a maior parte da arte produzida no século XX em toda a América Latina expressava a história colonial da região. Sobre a arte latino-americana contemporânea, identifique, nas assertivas a seguir, V para verdadeira e F para falsa.

I. Vários países latino-americanos ainda sofrem com o subdesenvolvimento econômico, político e social e a arte acompanhou essas questões. O artista peruano Fernando Bryce (1965-) realizou uma crítica dos problemas da América Latina em uma série de 29 desenhos em nanquim sobre a propaganda do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, na década de 1950 – folhetos promoviam o turismo na América Latina.
II. Para alcançar sua meta, a ilusão, o artista plástico brasileiro Vik Muniz (1961-) recorre a materiais insólitos como chocolate, ketchup, algodão, açúcar, poeira, lixo.
III. Na pintura Ao sul do calvário (1994), o pintor argentino Jorge Macchi (1963-) representa a degradação que o consumismo material causa às sociedades contemporâneas. Entretanto, ele evoca a ideia de redenção juntamente com o conceito do lixo, fazendo referência às cruzes da crucificação de Cristo, ao fundo.
As assertivas I, II e III são respectivamente:

Resposta Selecionada:
b.
V, V, F

Pergunta 4
0,175 em 0,175 pontos



Resposta Selecionada:
e.
Annette Messager

Respostas

respondido por: silviaraguiarp58h9f
21

Resposta:

todas certas, obrigada!

respondido por: jefff229
3

Resposta:

Agradeço as respostas....também publiquei contribuições.

Explicação:

Perguntas similares