Respostas
Sobre a volumetría de cada pais e a diferença que o mapa mundi mostra podemos dizer que é errada e distorcida.
As sucessivas projeções da Terra erraram no tamanho dos países e continentes até nos fazer duvidar, pois o mapa mundi, conhecido como mapa Mercator, mostra a Antártica e a Groenlândia de uma maneira distorcida e desproporcional.
O sistema de projeção desenvolvido pela Mercator respeita as formas dos continentes, mas não os tamanhos. Seus mapas ganharam popularidade e foram usados para cartas náuticas, pois permitiam traçar rotas como linhas retas, ao contrário de outras projeções mais precisas.
Mas as distâncias entre meridianos e paralelos são distorcidas. E os países e regiões próximos aos polos são muito maiores que o tamanho real. A Groenlândia, por exemplo, parece quase tão grande quanto a África, embora o continente africano tenha 14 vezes mais massa terrestre.
Naquele tempo, a preponderância dos países do norte passou a ser comparativamente maior do que os países e continentes do sul, o que não é verdade se sobrepusermos alguns. O Alasca, por exemplo, é um quinto do Brasil e a Antártica é apenas um pouco maior que o Canadá.