Respostas
Resposta:A chegada dos Hunos (povo nômade euro-asiático) fez com que o Império Romano se defrontasse com um inimigo que era militarmente capaz de lhe impor dificuldades.
Isto fez com que o império enfraquecesse, e muitas das batalhas que eram mantidas há séculos com seus vizinhos (como os diversos povos germanos) foram se tornando mais difíceis para o Império, que começou a perder território para estes povos (os hunos e os germanos) e, com estes territórios, recursos, de modo que acabou se desintegrando em 476 depois de Cristo.
Resposta:
Desprezo (da parte dos romanos) e mais tarde inimizade.
Explicação:
Os hunos liderados por Átila estavam criando um império próprio do centro da Ásia até a Europa e consequentemente bateram nas portas do já decadente Império Romano. No começo os hunos eram vistos como só mais outro grupo de bárbaros que poderia ocasionalmente ser útil, os romanos não eram os mesmos brilhantes conquistadores de antes.
Com a liderança de Átila, os hunos foram ganhando mais poder e relevância a ponto de eles próprios tornarem-se uma potência militar conquistadora expansionista; Átila queria conquistar a Europa e para isto teria que tomar o Império Romano, ele venceu algumas batalhas mas sua morte inesperada colocou fim na campanha militar para vencer o Império Romano.
Sem a liderança de Átila os hunos voltaram a ser o que eram antes e rapidamente perderam seu império não sendo mais um grande problema para os romanos.