Respostas
Fomração dos Estados Nacionais
O surgimento dos Estados Nacionais, também chamados de Estados-nação, ocorreu principalmente no fim do século XVIII.
A partir da expansão das grandes navegações, o mundo passou a se desenvolver economicamente e com isso, esse período, marcou a passagem do feudalismo da Idade Média para a Idade Moderna, pois durante este processo, os europeus encontraram e documentaram povos e terras nunca antes vistas.
Por fim, junto com o renascimento e a ascensão do humanismo, este período foi importante para o início da modernidade, estimulando a pesquisa científica e intelectual, onde mais a frente vimos o nascimento do positivismo, da revolução francesa e da revolução industrial, desencadeando a sociologia como ciência que estuda o homem e a sociedade.
Crises Políticas
Durante o primeiro reinado (1822 – 1831) o Brasil envolver-se na Guerra da Cisplatina (1825 – 1828), na tentativa de não anexação da Cisplatina, atual Uruguai, às Provincianas Unidas do Rio da Prata, atual Argentina. Onde Brasil saiu com muitas de derrotas e bastante endividado. Essa guerra acabou quando os dois países abriram mão do território.
Já o segundo reinado (1840 – 1889) foi bastante estável e trouce grandes avanços ao império, mas não demorou muito para que se surgissem crises e instabilidades que causariam o fim do império e Proclamação da República. Tais crises foram por diversos fatores, como descontentamento dos senhores de escravos com a abolição, da igreja com o desacato das ordens de não casar católicos e maçons, e dos militares por causa das famílias dos militares que foram mortos durante a Guerra do Paraguai, que não receberam auxílio do império, onde esse debate acabou fazendo com que militares influentes se tornassem republicanos.