A temática da leitura perpassa várias obras de Paulo Freire, discutindo sua concepção e sua importância, a partir de suas experiências nesse campo, sobretudo em vinculação com propostas de alfabetização de adultos. Já na sua obra clássica e inaugural Pedagogia do oprimido, escrita no exílio, no Chile, em 1967 e publicada em português, em 1970, é dedicada atenção especial à leitura no processo de alfabetização, no seu prefácio escrito por Ernani Maria Fiori (1987, p. 20), em que este afirma: "aprender a ler é aprender a dizer a sua palavra", além de trazer ampla abordagem sobre a investigação dos temas geradores, sua concepção e sua metodologia.
A obra A importância do ato de ler: em três artigos que se completam (1982) pode ser considerada, no entanto, o texto-base em que Freire expõe suas ideias centrais a respeito da leitura.
Sobre o uso da expressão no entanto no segundo parágrafo, é correto afirmar que:
apresenta valor de oposição, contrastando o ato de ler, abordado no livro de 1982, e o ensino do oprimido, tema discutido no livro de 1970.
apresenta valor de explicação, justificando a ênfase que será dada à obra de 1982 no verbete Leitura.
apresenta valor de adição, acrescentando à discussão uma obra também central sobre a leitura.
apresenta valor de oposição, reforçando o fato de que, apesar de Freire já abordar a temática da leitura na obra Pedagogia do oprimido, é no livro de 1982 que ele trata centralmente do tema.
Respostas
A alternativa correta é a letra C: apresenta valor de oposição, reforçando o fato de que, apesar de Freire já abordar a temática da leitura na obra Pedagogia do oprimido, é no livro de 1982 que ele trata centralmente do tema.
A palavra "entanto" foi utilizada para expressar uma ideia contrária. A palavra é classificada como conjunção coordenada adversativa.
As conjunções coordenadas são aquelas que conectam duas orações independentes, e as subordinadas são responsáveis por conectarem duas orações dependentes.
As conjunções adversativas dão ideia de contrariedade. Ex: mas, porém, entretanto, todavia, contudo.
Paulo Freire é considerado o patrono da Educação brasileira, sendo que Pedagogia do Oprimido é uma obra reconhecida no mundo todo.
Abraços!