Respostas
Resposta:
RESUMO
Objetivo:
Analisar os casos de violência econômico-financeira e patrimonial contra o idoso registrados na Delegacia de Segurança e Proteção ao Idoso de uma capital do Nordeste.
Método:
Estudo transversal, cujos dados foram extraídos de Boletins de Ocorrência e inquéritos policiais registrados na referida Delegacia. Realizaram-se estatística descritiva e inferencial, por meio do teste do qui-quadrado de Pearson ou do teste exato de Fisher e regressão logística multivariada.
Resultados:
A amostra foi constituída por 555 Boletins de Ocorrência. Os dados revelaram que a violência financeira apresentou prevalência de 58,9%, e que o idoso mais velho (67,9%), do sexo masculino (70,4%) e solteiro (75,0%) apresentou maior percentual de violência financeira em comparação com os outros tipos, ocorrendo principalmente em local público, com 3,1 mais chances de ocorrência do que na residência em que o idoso vive. Em relação ao agressor, o sexo feminino (73,5%), sem registro de suspeita de uso de álcool (66,4%) e não familiar cometeu mais violência financeira, evidenciando 2,97 mais chances de praticá-la.
Conclusão:
No período estudado, a violência financeira apresentou aumento da magnitude quando comparada a outras violências, fato que justifica a investigação do tema no sentido de sua prevenção.
DESCRITORES: Idoso; Violência; Violência Doméstica; Maus-Tratos ao Idoso; Enfermagem Geriátrica