De acordo com Freire (2002, p.25): "Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro". Isso significa que: a. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. b. Somente quem aprende é o educando. c. O professor ensina e a obrigação do aluno é aprender. d. O aluno aprende se o professor ensinar corretamente.
Respostas
Resposta:
a)Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender
Resposta:
Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender".
(FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Edição 27ª. São Paulo: Paz e Terra, 2002. P. 25)
O trecho reflete a ideia de Paulo Freire de que:
A)
Ensinar não é transferir conhecimentos de forma unilateral.
B)
O processo de ensino e aprendizagem deve ocorrer de maneira que o aluno, no papel de objeto, seja formado pelo professor, sujeito único e exclusivo formador.
C)
A relação dialética entre professor e aluno relação reduz o processo de ensino e aprendizagem a uma educação bancária que se aproxima à de um paciente que recebe os conteúdos acumulados por um sujeito que sabe.
D)
É preciso que a relação professor-aluno seja construída a partir do medo e do respeito, para que o aluno perceba seu caráter aprendentes.
E)
Embora diferentes entre si, aluno e professor estão envolvidos num mesmo processo, em que um existe em detrimento do outro.
Explicação:explique