• Matéria: História
  • Autor: eduardaath
  • Perguntado 7 anos atrás

Porque em tão pouco tempo vários países entraram em conflito na primeira guerra mundial? ​

Respostas

respondido por: burkh3art
1

Resposta:

Diversos problemas atingiam a Europa no contexto da Primeira Guerra Mundial, tais como a partilha da Ásia e África no neocolonialismo, a concorrência comercial entre os países do continente e até mesmo o nacionalismo excessivo dos países envolvidos, sendo problemas que se arrastavam desde o início do século. É importante ressaltar a posse colonial da Inglaterra e França e a ausência da mesma por parte da Itália e Alemanha.

Explicação:

O estopim dos conflitos foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina) por um ativista sérvio, Gravilo Princip.

Isso gerou uma crise entre a Áustria-Hungria e a Sérvia, que culminou com a entrega de um ultimato a esta última. A Sérvia respondeu ao ultimato, recusando a oferta de colaboração para investigar o crime então a resposta desencadeou o rompimento das relações diplomáticas entre as duas nações e, em 28 de julho, a Áustria declarou guerra à Sérvia.

No dia seguinte, a Rússia mobilizou seus exércitos em apoio à Sérvia, o que gerou uma resposta da Alemanha, em favor da Áustria-Hungria. Isso se deu pelas alianças entre os países(Tríplice Aliança e Tríplice Entente), com o quadro se configurando em guerra geral.

Perguntas similares