Respostas
Resposta:
Explicação:
A pandemia prejudica a educação ao exigir um afastamento social ou quarentena dos indivíduos em locais atingidos, lembrando que o afastamento ou isolamento social é uma medida preventiva para reduzir o contágio rápido característico dos vírus como o COVID-19.
Dado o afastamento social, aglomerações de pessoas devem ser evitadas, sendo as escolas e universidades as mais afetadas.
Atualmente aquelas que possuem plataformas online ou contam com recursos da internet e estrutura interna para disponibilizar conteúdos e continuar o ano letivo são menos prejudicadas, apesar de ser necessário reformular atividades e avaliações. Entretanto não é novidade o sistema educacional público precário no Brasil, então as escolas citadas anteriormente não são a regra, mas sim a exceção do ensino brasileiro.
Os principais desafios se relacionam com a disponibilidade e democratização do ensino no país, não apenas em um período de isolamento ou quarentena. Ainda que o próprio isolamento não seja uma tarefa fácil, é necessário muita disciplina para manter as atividades e rotina de estudo de em casa.