Considerando a vulnerabilidade existente no período de desenvolvimento intrauterino redija um texto explicativo, pontuando:
a) O que são fatores teratogênicos;
b) Quais as possíveis consequências do contágio da gestante com o vírus da rubéola;
c) Quais ações podem ser realizadas no campo da prevenção primária
Respostas
Os fatores fatores teratogênicos se aplicam ao desenvolvimento pré-natal alterado, onde podem ocorrer anomalias no desenvolvimento da criança.
As anomalias congênitas geralmente ocorrem durante os distúrbios do desenvolvimento, deste modo, os "defeitos" de nascença, são a maior causa da mortalidade infantil, que pode ser por diversos casos como:
- Deficiências estruturais;
- Funcionais;
- Metabólicas;
- Hereditárias.
A anomalia congênita é qualquer tipo de anormalidade estrutural, fato que nos atenta para a importância da nutrição do bebê, essa fase que é crucial para o seu desenvolvimento, reforçando a incoerência da alternativa III.
Em relação a rubéola um bebê que é infectado antes do nascimento pode transmitir a infecção após o nascimento.
A prevenção primária é aquela que se dá com o objetivo de evitar uma doença, e, pode ser evitada a partir do acompanhamento médico com a paciente.
Resposta:
Consideramos fatores teratogênico tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez por interferir nos processos de desenvolvimento. podendo citar-se como danos a perda da gestação, malformações ou alterações funcionais (retardo de crescimento, por exemplo), ou ainda distúrbios neuro comportamentais, como deficiências neurológicas e intelectuais.
O período inicial da gestação é o de maior risco. Como a gravidez costuma ser detectada quando o embrião já está em fase de formação, o ideal seria o planejamento antes.
É recomendável que toda mulher quando se propõe a engravidar, procure saber se já tem imunidade contra certas doenças que podem causar danos ao embrião ou feto.
A Rubéola por exemplo, e uma doença infecciosa de transmissão respiratória ,na gravidez a infecção pelo vírus da rubéola pode causar.
Aborto,
parto pre-maturo,
Mal formação congênitas,
cegueira,
surdez e problemas cardiovasculares graves,Porem se a mulher já foi vacinada quando criança, ela já esta protegida contra a doença .se ela já tiver contraído rubéola antes, ela fica imune contra o vírus. agora se a mulher nunca tomou a vacina ou contraiu o vírus deve se fazer a vacinação da tríplice viral um mês antes de tentar engravidar.
A prevenção contra a rubéola se inicia na vacinação da tríplice viral .
Explicação: