• Matéria: História
  • Autor: Adrisooliveira
  • Perguntado 7 anos atrás

1. Segundo a religião mesopotâmica, por que os deuses criaram os seres humanos?

2. De que forma essa concepção religiosa interferia no cotidiano da população mesopotâmica? Justifique sua resposta com trechos do texto.

3. Identifique no texto um ou mais trechos que exemplifiquem o modo como a religião justificava a divisão social na Mesopotâmia.

4. Que tipo de punição as pessoas poderiam receber caso não cumprissem o papel para o qual haviam sido criadas?

5. As concepções religiosas mesopotâmicas podem ser identificadas em outros credos antigos e atuais? Justifique sua resposta.

Anexos:

Respostas

respondido por: ceciliasantosalves1
118

Olá,

1. Segundo a mitologia a origem dos homens tem relação com a necessidade odos deuses de seres que trabalhassem por eles, já que eles não tinham alimentos suficientes.

O homem, para os povos mesopotâmicos, foi criado para trabalhar e substituir os deuses no trabalho.

Como os representantes dos deuses eram os sacerdotes e reis, os homens dessa época deveriam trabalhar e doar uma parte e seu trabalho para eles.

Essa era uma forma de justificar o trabalho e a doação aos sacerdotes e reis.

2.As concepções religiosas foram as mais diversas ao longo da histórica e influíram de forma decisiva na vida da população tendo em vista que o aspecto religioso move desde a contagem do tempo até mesmo a relação do homem com a ciência.

A igreja católica, por exemplo, surgiu já no fim da idade antiga e durante a idade média esteve presente de forma muito latente na vida das pessoas influenciando o modo de pensar.

Nesse sentido, a ciência, por exemplo, esteve durante muito tempo atrelada ao que a igreja dizia possibilitando que a contagem do tempo, as artes, a cultura, a economia, a política, a sociedade como um todo estivessem voltadas para igreja.

3. Na antiga Mesopotâmia, região localizada entre os rios Tigre e Eufrates, a religião justificava a divisão social através do recurso à vontade dos deuses e a separação em classes.

 Como a Mesopotâmia era dividida em 5 classes rígidas, cabia à religião o papel de apontar por quais motivos cada pessoa pertencia à uma classe e não a outra. Por exemplo, o sacerdote, falando das vontades dos deuses, faria com que o escravo se reconhecesse como escravo e o militar se reconhecesse como militar, e que ambos reconhecesse o rei como se fosse um rei escolhido por uma vontade superior.

4. Segundo a mitologia tudo podia ser destruído pelos deuses se os homens não cumprissem seus deveres ou se as divindades, por qualquer motivo fossem irritadas.

Os mesopotâmicos já sentiam ameaçados pelo terrível mito do dilúvio,que Contava como os deuses decidiram acabar com a humanidade através de uma inundação gigante.

5. Naquele período, o entendimento religioso dos povos mesopotâmicos  admitia a existência de deuses que promoviam o bem e  o mal.

Deste modo, é interessante observar que hoje, temos múltiplas culturas religiosas promovidos em vários campos, que podem promover a maldade assim como o bem, porém, depende de como o indivíduo usa sua fé e a direciona, buscando um conforto ou uma atitude negativa para outra pessoa.  

Espero ter ajudado! Bons estudos! ♡

respondido por: Lalall6557
16

para substituir os deuses nos trabalhos

Perguntas similares