A origem das atividades relacionadas à farmácia se deu a partir do século X com as boticas, como eram conhecidas na época. Neste período, a medicina e a farmácia eram uma só profissão e o boticário tinha a responsabilidade de conhecer e curar as doenças. No século XVIII, a profissão farmacêutica separa-se da médica e fica proibido ao médico ser proprietário de uma botica. Com base na evolução histórica da farmácia e as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação do período contido na Coluna A com seus respectivos evoluções, apresentados na Coluna B.
Coluna A Coluna B
I. O período mágico-religioso. 1. A farmácia era sustentada nas doutrinas de Galeno, tirando partido de drogas vegetais com recurso a purgas, sangrias, clisteres e dietas apropriadas.
II. As inovações de Galeno. 2. São publicados tratados botânicos, farmacêuticos e farmacopeias. Houve a revolução química de Lavoisier (1743-1794) influenciam a farmácia.
III. O período medieval: a influência árabe. 3. Galeno (131-200 d.C.), considerado o “Pai da Farmácia”, sistematizou pela primeira vez, as matérias-primas necessárias à preparação dos medicamentos.
IV. Os descobrimentos no século XVI 4. Avanços em diferentes áreas laboratoriais e difusão das matérias-primas sintéticas e dos princípios ativos sustentados na síntese química.
V. O final da vigência galénica 5. Os árabes divulgaram as práticas de alquimia com influência decisiva do cristianismo e dos conventos.
VI. Da arte farmacêutica à ciência 6. O homem para curar doenças e ferimentos, utilizava práticas mágico-religiosas e preparava poções com produtos naturais.
VII. A revolução farmacológica do século XX 7. Descoberta dos primeiros princípios ativos o que permitiu obter novos medicamentos. O arsenal terapêutico alargou-se.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
Escolha uma:
a.
I-6; II-3; III-2;IV-1; V-5; VI-7; VII-4
b.
I-6; II-3; III-5;IV-1; V-2; VI-7; VII-4.
c.
I-4; II-3; III-5;IV-1; V-2; VI-7; VII-6
d.
I-6; II-4; III-5;IV-1; V-2; VI-7; VII-3
e.
I-6; II-3; III-7;IV-1; V-2; VI-5; VII-4
Respostas
Resposta:
e.
I-6; II-3; III-5;IV-1; V-2; VI-7; VII-4.
Explicação:
corrigido pelo AVA.
A respeito da história da farmácia, podemos afirmar que a alternativa correta é: I-6; II-3; III-7; IV-1; V-2; VI-5; VII-4
- e) Correta. No período conhecido como mágico-religioso, era comum a prática de curar doenças e ferimentos por meio de recursos mágico-religiosos, além do preparo de poções.
- Galeno, considerado o “Pai da Farmácia”, elaborou a catalogação de matérias-primas destinadas à preparação de medicamentos.
- Durante o período medieval, em que se observa a influência árabe, marcou-se o conhecimento sobre os primeiros princípios ativos, ampliando-se o arsenal terapêutico.
- A partir dos descobrimentos do século XVI, as doutrinas de Galeno ditavam a preparação de medicamentos com base em drogas vegetais.
- Já no final da vigência galênica, ocorreu a chamada revolução química de Lavoisier, com a publicação de informações ligadas à botânica, farmacêutica e farmacopeia.
- Na passagem da arte farmacêutica à ciência, práticas em alquimia eram publicadas pelos árabes, em associação com o cristianismo.
- A denominada revolução farmacológica do século XX marca os avanços em diferentes áreas laboratoriais, como a produção de matérias-primas sintéticas.
Farmácia
A farmácia é o ramo da saúde que se encarrega do estudo e da produção de medicamentos, tanto para a cura de doenças quanto para o tratamento de feridas. Assim, a partir dos conhecimentos do botânico grego Galeno, que estudou e classificou as matérias-primas destinadas ao uso terapêutico, com base em drogas naturais.
De lá até os nossos dias, a farmácia se desenvolveu a ponto de passar a produzir medicamentos sintetizados em laboratório, por meio do desenvolvimento de fórmulas químicas que simulam os compostos extraídos da natureza.
Saiba mais sobre medicação e saúde em:
https://brainly.com.br/tarefa/29028836
#SPJ2