Respostas
O fascismo foi um regime político totalitário que surgiu na Itália no início do século XX. Sua ideologia é muito autoritária, racial e nacionalista.
Características:
1. Nacionalismo exacerbado
Primeira característica que podemos destacar é o nacionalismo exacerbado. Para os fascistas, a nação é a instituição mais importante e está acima de tudo.
2. Totalitarismo
A segunda característica é o totalitarismo. Esse termo significa que o Estado que controla todos os setores da nação, como todas as atividades políticas, econômicas (um capitalismo sob forte intervenção estatal), controla a educação, a cultura e a imprensa.
3. Partido Único
Fascismo
Os fascistas defendem o unipartidarismo, ou seja, somente o partido fascista poderia ter forças sobre a nação. Aliás, em relação ao Estado totalitário, existe uma frase de Mussolini que é bem esclarecedora: “Nada deve estar acima do Estado. Nada deve estar fora do Estado e nada deve estar contra o Estado”.
4. Culto ao líder
Outra característica bem importante é o culto à personalidade do líder. Benito Mussolini, por exemplo, foi identificado como o grande guia da nação para solucionar todos os problemas no país.
5. Anticomunismo
Outra característica muito marcante do Fascismo é o anticomunismo.
Para os fascistas, não deve haver luta de classes porque ela atrapalha o desenvolvimento e o progresso da nação. Eles acreditam que o que deve existir é a união das classes, a integração em prol do desenvolvimento da nação.
6. Corporativismo
Essa é uma peculiaridade do fascismo. O que é o corporativismo? Benito Mussolini, líder fascista que chegou ao poder na Itália em 1922, propõe e cria as corporações.
Nas corporações, teremos a reunião de todos os profissionais de um mesmo ofício, agregando patrões e trabalhadores, com representantes do governo fascista atuando como juízes ou intermediários, evitando, assim, a luta de classes.
7. Expansionismo
Era preciso conquistar novos territórios para que a Itália pudesse se desenvolver plenamente, obtendo novas fontes de matérias-primas e novos mercados consumidores.
8. Militarismo
O militarismo é uma característica muito forte do Fascismo, uma vez que, para que haja a expansão de territórios, os fascistas utilizam a luta, violência e uma forte organização militar.