A Gestão do Conhecimento tem tudo a ver com o Capital Intelectual. Segundo Fleury & Fleury (2001), a sociedade contemporânea, impulsionada pela globalização da economia e pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC), está impondo uma competição entre as organizações sem precedentes. Diante desse cenário de mudanças e complexidade crescente, afirmar que o recurso mais valioso das organizações são as pessoas já se tornou comum. Embora com significados e implicações diferentes, os termos capital humano, capital intelectual, inteligência competitiva e gestão do conhecimento tornaram-se expressões de ordem das empresas. Sobre a definição de capital intelectual, assinale a alternativa CORRETA:
a) O capital intelectual é o patrimônio de conhecimento, um ativo intangível em uma organização. A base estratégica para a criatividade, inovação e competitividade, usando o conhecimento para facilitar a tomada de decisões, proporciona maior agilidade ao fluxo de informações e para reduzir custos.
b) O capital intelectual é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros e de gerirmos bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.
c) O capital intelectual é uma expressão que está relacionada com o processo de aquisição de conhecimento através de fatores cognitivos. A cognição envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual.
d) O capital intelectual se refere às capacidades técnicas para realizar determinadas tarefas, desenvolvidas a partir de teoria e prática. São as capacidades que nascem com cada um tanto no aprendizado quanto na execução de habilidades.
Respostas
Resposta:
Letra A
Explicação:
O capital intelectual é o patrimônio de conhecimento, um ativo intangível em uma organização. A base estratégica para a criatividade, inovação e competitividade, usando o conhecimento para facilitar a tomada de decisões, proporciona maior agilidade ao fluxo de informações e para reduzir custos.
O capital intelectual é representado como um elemento intangível e intransferível dos colaboradores, representando a base das organizações, o que permite a capacidade de gerar maior produtividade e competitividade (Alternativa A).
O que é o Capital Intelectual?
O capital intelectual é compreendido como um dos elementos mais importantes por parte das organizações. Define-se como o conhecimento tácito de cada uma das pessoas das empresas, o que envolve criatividde, inovação e competitividade, gerando maiores vantagens sobre os concorrentes.
Mais sobre capital intelectual: brainly.com.br/tarefa/46217801