A figura mostra um caso de erosão dentária. Essa lesão se desenvolve como consequência da perda irreversível do tecido dental duro causada por um processo químico, sem o envolvimento de bactérias e pode ter origem intrínseca ou extrínseca. A erosão dentária é proporcional à intensidade e a frequência da exposição aos fatores ácidos.
Assinale a alternativa correta, no que diz respeito aos fatores de erosão:
Escolha uma:
a.
Ingestão de cenoura, aspirina e escovar os dentes.
b.
Ingestão de laticínios, sucos cítricos e aspirina.
c.
Ingestão de sucos de abacaxi e laranja, vitamina C e diminuição do fluxo salivar.
d.
Diminuição do fluxo salivar, ingestão de suco de tomate e laticínios.
e.
Refluxo gastroesofagico, suco de limão e ingestão de peixes.
Respostas
Resposta:
Explicação:
c.
Ingestão de sucos de abacaxi e laranja, vitamina C e diminuição do fluxo salivar.
Alguns fatores que contribuem para a erosão dentária são a ingestão de sucos de abacaxi e laranja, vitamina C e a diminuição do fluxo salivar (letra C).
Erosão dentária
O processo de erosão dentária é muito comum, principalmente nos dias de hoje em que a alimentação da maioria da população acaba não sendo muito balanceada. Consiste em um processo químico decorrente da exposição dos dentes às substâncias ácidas.
Nesse sentido, alimentos ou líquidos de caráter ácido, como sucos de frutas cítricas (laranja, abacaxi, limão) e refrigerantes contribuem para esse processo. A diminuição do fluxo salivar também é um fator de risco porque a saliva apresenta papel fundamental no tamponamento dos ácidos, prevenindo contra a erosão.
Outra questão sobre erosão dentária:
https://brainly.com.br/tarefa/18213596