Dentre os fatores que conduziram à Primeira Guerra Mundial (1914–1918), destacamos o(a):
a) nacionalismo eslavo aliado à desagregação do Império Turco
b) acordo militar anglo-germânico visando à partilha da África.
c) desequilíbrio internacional provocado pela aliança da Rússia com o Império Austro-Húngaro.
d) descontentamento da França frente à ocupação no Marrocos.
e) oposição do Imperador Francisco Ferdinando à admissão da Sérvia no Império Austro-Húngaro.
URGENTE!!!!!
Respostas
Resposta:
1° Francisco Ferdinando era Arqui-duque e herdeiro do trono da Austria, ele era filho do Imperador ..
A resposta certa é a alternativa A) nacionalismo eslavo aliado à desagregação do Império Turco.
O nacionalismo eslavo, cujas nações integravam o Império Austro-Húngaro, tornaram-se um problema para a estabilidade deste Império e para as nações vizinhas. Já o Império Turco enfrentava rebeliões que eram apoiadas por potências como o Reino Unido.
Explicação:
Dentre os fatores que conduziram à Primeira Guerra Mundial, um dos mais destacados é, sem sombra de dúvida, o nacionalismo eslavo aliado à desagregação do Império Turco-Otomano. Assim, a alternativa A é a correta.
A Sérvia era um dos países mais românticos da Europa - "romântico" no sentido de ser herdeira da complexidade do movimento romântico. O eslavismo da Sérvia é o que dita as tradições eslavas gloriosas e o movimento do pan-eslavismo como algo maior do que o cristianismo e dos valores ocidentais. Esse pan-eslavismo quer abalar as estruturas de poder, por mais adiantados que os países poderosos ali fossem.
Os alemães e os eslavos não tinham antiguidade: eram herdeiros dos povos bárbaros: godos, visigodos, ostrogodos, hunos, lombardos, anglos e saxões, alamanos, vândalos, teutões. Buscavam, portanto, uma afirmação nacionalista neste período atrasado de formação de uma identidade nacional.
Livrar-se de instituições internacionais, como de um império, é o germe que está ao fundo da Primeira Guerra. Um ultranacionalista sérvio assassina um herdeiro do império austro-hungaro pensando em uma única coisa: o governo austro-húngaro pode ser melhor que o meu, mas eu quero, sobretudo, um governo baseado no meu povo, na minha etnia. Os sérvios nunca aceitariam um Império Austro-Húngaro.
A desagregação do Império Turco-Otomano também foi fator preponderante. Era um Império extremamente turbulento neste momento por questões políticas.
O plano da Inglaterra então foi o de tirar os otomanos desta guerra: era o inimigo mais fraco desta guerra e a Inglaterra sairia ganhando com decisões estratégicas em uma região petrolífera, nos Dardanelos. O comandante da marinha inglesa foi Winston Churchill e o ataque foi um desastre.
A ideia dos britânicos inicial era de ser um ataque surpresa e encaminhar o fim da guerra. O ataque, contudo, demorou seis semanas.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/20622222