06-(Uncisal 2012) No contexto da Filosofia Clássica, Platão e Aristóteles possuem lugar de destaque. Suas concepções, que se opõem, mas não se excluem, são amplamente estudadas e debatidas devido à influência que exerceram, e ainda exercem, sobre o pensamento ocidental. Todavia é necessário salientar que o produto dos seus pensamentos se insere em uma longa tradição filosófica que remonta a Parmênides e Heráclito e que influenciou, direta ou indiretamente, entre outros, os racionalistas, empiristas, Kant e Hegel. Observando o cerne da filosofia de Platão, assinale nas opções abaixo aquela que se identifica corretamente com suas concepções.
A) A dicotomia aristotélica (mundo sensível X mundo inteligível) se opõe radicalmente as concepções de caráter empírico defendidas por Platão.
B) A filosofia platônica é marcada pelo materialismo e pragmatismo, afastando-se do misticismo e de conceitos transcendentais.
C) Segundo Platão a verdade é obtida a partir da observação das coisas, por meio da valorização do conhecimento sensível.
D) Para Platão, a realidade material e o conhecimento sensível são ilusórios.
E) As concepções platônicas negam veementemente a validade do Inatismo.
Respostas
A resposta correta é a letra D) Para Platão, a realidade material e o conhecimento sensível são ilusórios.
Na filosofia de Platão nós podemos encontrar a dualidade entre a alma e o corpo. De acordo com Platão, o ser humano era imortal e com isso também essa objeto essencial para a alma, onde ela pertencia ao mundo inteligível, ou seja, o mundo apreendido pelo intelecto e não o mundo sensível que é aquele que faz menção aos sentidos.
Para Platão, a alma estava dividida em três partes que, quando em equilíbrio, pode-se observar a felicidade.
Além do mais, a realidade material bem como o conhecimento sensível são ilusórios simplesmente porque não podem ser sentidos pela alma.
Bons estudos!
De acordo com Platão, há dois mundos: o Mundo Sensível e o Mundo das Ideais. O Mundo Sensível é um mundo ilusório (D).
Para o filósofo, o Mundo Sensível é baseado na cópia do Mundo das Ideais, onde as coisas materiais são finitas e imperfeitas.
Tudo o que existe no mundo terreno é mortal e o conhecimento é atribuído no mundo por meio da reminiscência, ou seja, da relembrança da forma ao mundo inteligível.
Já o Mundo das Ideias representa um mundo perfeito e infinito. Nele, as formas são imortais e possuem a Unidade, a Beleza, o Bem, a Verdade. Não são cópias, mas sim a realidade, ao contrário do mundo terreno.
Link: brainly.com.br/tarefa/25768162