• Matéria: Geografia
  • Autor: ilan9940
  • Perguntado 7 anos atrás

3. A definição da forma do relevo (planaltos, planícies e depressões) na área onde ocorreu o desastre ambiental de mariana, detalhando suas características;​


ilan9940: vlw obg
ilan9940: mas eu queria saber menso na área que aconteceu o acidente ambiental de mariana

Respostas

respondido por: l3v148170
0

Resposta:

PLANALTOS

Existem três principais tipos de planaltos: os cristalinos, formados por rochas cristalinas (ígneas intrusivas e metamórficas) e compostos por restos de montanhas que se erodiram com o tempo; os basálticos, formados por rochas ígneas extrusivas (ou vulcânicas) originadas de antigas e extintas atividades vulcânicas; e os sedimentares, formados por rochas sedimentares que antes eram baixas e que sofreram o soerguimento pelos movimentos internos da crosta terrestre.

PLANÍCIES

São áreas planas e com baixas altitudes, normalmente muito próximas ao nível do mar. Encontram-se, em sua maioria, próximas a planaltos, formando alguns vales fluviais ou constituindo áreas litorâneas. Caracterizam-se pelo predomínio do processo de acumulação e sedimentação, uma vez que recebem a maior parte dos sedimentos provenientes do desgaste dos demais tipos de relevo.

DEPRESSÃO

São áreas rebaixadas que apresentam as menores altitudes da superfície terrestre. Quando uma localidade é mais baixa que o seu entorno, falamos em depressão relativa, e quando ela se encontra abaixo do nível do mar, temos a depressão absoluta. O mar morto, no Oriente Médio, é a maior depressão absoluta do mundo, ou seja, é a área continental que apresenta as menores altitudes, com cerca de 396 metros abaixo do nível do mar.


l3v148170: Ficou um pouco grande mas é isso, espero ter ajudado
respondido por: Anônimo
0

Explicação:

Planaltos, planicies e depressao

Perguntas similares