Respostas
Resposta:
são minúsculos detritos plásticos oriundos da fragmentação de plásticos maiores. São encontrados, principalmente, em forma de partículas de tamanho inferior a 5 mm.
A primeira vez que os microplásticos foram detectados no meio ambiente foi em 1970 e logo passaram a ser um fator de preocupação por poluírem cada vez mais os ambientes aquáticos.
Resumo
Microplásticos são detritos plásticos com tamanho inferior a 5 mm.
Os polímeros relacionados à formação de microplásticos são polietileno tereftalato (PET), polipropileto (PP), poliestireno (PS), poliuretano (PU), policloreto de vinila (PVC) e náilon (PA).
Quando de origem primária (pellets), os microplásticos provêm de resíduos industriais, residenciais e de transporte marítimo.
Quando de origem secundária, os microplásticos provêm de processos de degradação que transformam pedaços de plásticos maiores em menores.
Seja no ambiente de água doce, seja no ambiente de salgada, os microplásticos acabam prejudicando o bioma, principalmente a cadeia alimentar, já que causa a morte de muitas espécies.
A tendência é que a utilização desses plásticos na fabricação de alguns produtos e seu descarte sejam proibidos.
Resposta: são minúsculos detritos plásticos oriundos da fragmentação de plásticos maiores. Quando de origem secundária, os microplásticos provêm de processos de degradação que transformam pedaços de plásticos maiores em menores.