• Matéria: Filosofia
  • Autor: quarentenasofrida
  • Perguntado 7 anos atrás

Tendo em mente os conceitos de RAZÃO, ESPANTO, COSMOGONIA, responda a pergunta: O QUE É FILOSOFIA? É POSSÍVEL APRENDER A PENSAR? EXPLIQUE.

Respostas

respondido por: Ronan95
1

Resposta:

Explicação:

Filosofia, em sentido literal, significa "amor a sabedoria" (filo: amor; sophia: sabedoria).

Podemos dizer que a questão é um pouco ambígua, pois, pensar é uma característica particular dos seres dotados de uma faculdade intelectiva, ou seja, obviamente é possível pensar. Contudo, se reformularmos a questão para, "é possível pensar filosoficamente?", aí sim podemos dar uma resposta um pouco mais sucinta.

Ora, nos primórdios do pensamento ocidental, haviam vários motivos que levaram os intelectuais a estabelecerem o pensamento filosófico, e um deles, seria o fato de que os antigos gregos possuíam um determinado ideal, o de subjugar o caos a partir do cosmos (isso é apenas um exemplo, há muitos outros fatores que levaram ao estabelecimento do pensamento filosófico). A partir de sua faculdade intelectiva, i.e., a razão, os gregos tentavam ordenar o caos aparente presenciado na experiência; ora, apenas a razão poderia ser aquilo a partir do que o caos da experiência poderia ser ordenado (experiência no sentido de experiência sensível).

Ao olhar para o cosmos, ao se adentarem nas cosmogonias que já se faziam existentes antes do advento da filosofia, os intelectuais percebiam que tudo estava ordenado, i.e., tudo estava em perfeita harmonia, e o intuito seria o de se fazer com que essa harmonia presente no cosmos se efetivasse também na experiência cotidiana, digamos assim. A experiência cotidiana dos gregos, era marcada por turbulências, espanto (como por exemplo, guerras, problemas políticos, etc.). Nesse sentido, a filosofia surge nesse contexto no viés de se trazer para a experiência aparentemente caótica a harmonia presenciada no cosmos como já foi dito, e um belo exemplo disso, seria o conceito de Arché, que evidencia a tentativa de se estabelecer um princípio do qual toda a realidade era proveniente, princípio que evidenciasse que a realidade é ordenada assim como o é cosmos.

Agora, se a questão fosse reformulada mais uma vez, é dissemos o seguinte: "é possível aprender a pensar filosoficamente nos dias hodiernos?", creio que a dificuldade da questão se elevaria, porém, ela passaria a condizer mais com a nossa realidade, o que seria benéfico.

Pensar filosoficamente nos dias de hoje, é um desafio! Vivemos em tempos que a razão, coitada, não é mais enaltecida como era em tempos mais remotos... Vivemos numa época em que gozo é tudo! Alguns de nós, realmente se sentem espantados, mas isso não quer dizer que não podemos exercer a filosofia em tempos atuais. Digamos que, é necessário um forte fomento para que os indivíduos se voltem para a filosofia em si, ou seja, se voltem para os textos e, a partir deles, exercitem as suas próprias faculdades cognitivas em vista de se buscar a melhora como um ser humano. Contudo, a dificuldade em tal empreitada é notável, pois, quem quer buscar a sabedoria a partir do amor hoje em dia? Quem sente anseio pelo conhecimento nos tempos atuais? Bem pouca parte da população!

Sem mais delongas e, respondendo a questão inicial, que é uma questão auto-evidente, sim, é possível "pensar". No entanto, "pensar filosoficamente", demandaria um certo período de tempo no estímulo das faculdades cognitivas, ou seja, seria necessário o exercício da razão em si mesma, a fim de que o indivíduo harmonize a si mesmo, se identifique com o cosmos presenciado no universo em detrimento do caos interno "que não é aparente".

Perguntas similares