• Matéria: Português
  • Autor: heitorfarache
  • Perguntado 7 anos atrás

Explique a diferença entre as orações

subordinadas substantivas desenvolvidas das

Subordinadas Reduzidas.​

Respostas

respondido por: SaraAndrade2
12
Orações subordinadas substantivas são orações que exercem as funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto, tendo a mesma função que um substantivo na estrutura frásica.


As orações subordinadas podem ser desenvolvidas ou reduzidas.

As orações subordinadas substantivas acima apresentadas são orações desenvolvidas, iniciadas com pronomes, conjunções ou locuções conjuntivas. Possuem um verbo conjugado no modo indicativo ou subjuntivo.

Já as orações reduzidas, diferentemente das orações desenvolvidas, não são introduzidas por conjunções ou pronomes. Possuem verbos conjugados numa das formas nominais.


Se puder marque como melhor resposta... me ajuda bastante!!

heitorfarache: Olá, você pode responder minha outra pergunta de português?
respondido por: vcasnen
1

Resposta:

Explicação:

Observe a seguinte oração: não peça mais remédios / porque ja temos o suficiente. Oração principal Oração subordinada Como orações subordinadas, em um periodo composto (aquele que apresenta mais de uma forma verbal), mantěm uma relação de dependência uma com a outra. Isso significa dizer que se elas são separadas, não mais serão dotadas de sentido completo. No exemplo acima, a oração subordinada (aquela determinada pela conjunção porque ") é a causa da frase anterior, isto é, não é necessário pedir remédios, uma vez que ja se tem o suficiente. Orações subordinadas substantivas A oração subordinada substantiva, em termos práticos, é uma cração que està exatamente no lugar em que se poderla figurar - se ali houvesse urm periodo simples - um substantivo. Em outras palavras, a oração subordinada substantiva como o nome mesmo necessário é a que exerce no periodo composto função própria de um substantivo. Exemplo: Os médicos fornecem que os medicamentos são suficientes O segmento destacado e uma oração, dada a presença, em seu interior, da forma verbal "sejam" O perlado como um todo pode ser qualificado como composto, pois apresenta também a forma verbal "Isso". Trata-se de um termo não preferência por preposição ("que" não é preposição) Por esse motivo, a oração destacada é o objeto direto do período Em várias orações, uma função de objeto direto p ode serexercida por um substantivo Umafrase como uma estrutura do exemplo acima admitiria perfeitamente um objeto direto constituido apenas de um substantivo: Os médicos condicionados um milagre. Substantivo / objeto direto Desse modo, confirma-se que a oração grifada no primeiro exemplo é uma oração subordinativa substantiva, pois exerce uma função sintática que pode ser expressa apenas por um substantivo. Multas pessoas inadequadas que os medicamentos selam suficientes Verbo transitivo direto Oração subardinada substantiva Sujeito / oração princinal

Perguntas similares