• Matéria: Sociologia
  • Autor: rafaelggf
  • Perguntado 7 anos atrás

impacto do Corona Vírus na política (máximo de 10 linhas)​

Respostas

respondido por: mirelaochakka
3

Resposta:

A propagação do novo coronavírus pelo mundo, nas últimas semanas, teve forte repercussão nos mercados e provocou uma série de revisões para baixo nas estimativas de instituições financeiras para o crescimento econômico global.

A China, epicentro da doença, viu sua atividade industrial registrar em fevereiro o pior desempenho da história, enquanto as bolsas americanas tiveram a semana mais fraca desde a crise financeira de 2008. No Brasil, dois casos foram confirmados e especialistas passaram a refazer os cálculos para os impactos econômicos esperados.

Para além de indicadores menos animadores para a economia local, diversas instituições financeiras passaram a trabalhar com um cenário de efeitos mais severos do coronavírus sobre a atividade. Só na semana passada, os bancos Citibank, Safra, Bradesco e BNP Paribas cortaram projeções para o desempenho da economia brasileira. Antes, UBS, JP Morgan e Santander já o haviam feito.

Com o avanço do coronavírus sobre projeções e indicadores econômicos, o mundo político também já começa a fazer as estimativas dos danos provocados pela doença. Neste caso, a pergunta que interessa aos investidores é como como os atores políticos devem reagir à nova conjuntura.

A possibilidade de crescimento menor da economia deve elevar a pressão política sobre o ministro Paulo Guedes, que já vem sendo cobrado por resultados concretos. No mercado, há preocupação com os impactos da doença sobre a agenda de reformas em tramitação no Congresso Nacional.

Estão na lista as três PECs do chamado pacote “Mais Brasil”, enviado pelo governo em novembro do ano passado: 1) Emergencial; 2) dos Fundos; e 3) Pacto Federativo. Também figuram a reforma tributária, que tramita em comissão mista no parlamento, e a reforma administrativa, ainda não encaminhada pelo governo.

Além dessas pautas, há medidas como o projeto de autonomia do Banco Central, o novo marco legal do saneamento básico, a nova legislação sobre concessões e PPPs, além das reformas nos setores de óleo e gás, elétrico e de mineração.

Apesar da preocupação de investidores, analistas da consultoria Arko Advice avaliam que o novo coronavírus deve afetar pouco o humor dos parlamentares. Para eles, o compromisso do Legislativo com essa agenda continua existindo


rafaelggf: e no impacto social?
Perguntas similares