O caráter sobretudo oral da literatura grega - peripatética e teatral por excelência, literatura de ginásio, mais para ser ouvida da boca dos próprios autores, sob o azul do céu e o ouro do sol, do que para ser lida em gabinetes fechados e frios, literatura do diálogo e não do monólogo, da discussão e não da meditação, que amava mais o entrechoque das ideias do que o virtuosismo da ideia, literatura de poetas olímpicos, cantores de estádio, e de oradores políticos, mestres da ágora [...]" (MARTINS, A palavra escrita, 1998, p. 77). Considerando essa explicação sobre uma importante característica da literatura grega, que diz respeito às práticas de socialização da leitura na antiguidade, analise as proposições que seguem:
I - O fragmento retrata que a leitura era uma prática coletiva e, sobretudo, oral, pois um ou mais indivíduos oralizavam alguma obra para um grupo de pessoas. Essa prática condizia o um contexto em que a educação era para uma minoria muito restrita de indivíduos, pertencentes a classes bem definidas.
II - A palavra "peripatética", no contexto acima, significa: "exagerado na expressão, nos gestos". Ou seja, esclarece que a literatura grega era concebida para ser encenada.
III - A palavra "ágora" refere-se às praças das antigas cidades gregas, onde se fazia o mercado e onde se reuniam, muitas vezes, as assembleias do povo. As ágoras eram lugares propícios para a prática social da leitura literária da época.
IV - Os "mestres da ágora" eram as pessoas que assistiam ao espetáculo da leitura. Eram os ouvintes. Era o povo.
Considerando F para falso e V para verdadeiro, as afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
F, F, F e V.
V, V, V e F.
F, V, F e V.
V, F, F, e V.
V, F, V e F.
Respostas
respondido por:
3
Alternativa V, V, V e F
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás