“NO EGITO ANTIGO E NA MESOPOTÂMIA CAMPONESES E ESCRAVOS PRODUZIAM AS RIQUEZAS DA SOCIEDADE. Explique o porque
Respostas
Resposta: A economia baseava-se na agricultura e na pecuária. Eram cultivados cereais, como a cevada e o trigo, legumes e abundantes árvores frutíferas. Eram criados porcos, cabras, bois e mais tarde cavalos. Com o papiro, que era encontrado nas margens do Nilo, fabricavam-se papel, cordas, cestas, sandálias e esteiras. Os egípcios eram “mestres” na arte de tecer, portanto a tecelagem era bem desenvolvida. A caça e a pesca eram largamente praticadas.
Havia um comércio interno bastante desenvolvido, apesar de não haver moedas, o que dificultava a negociação, a qual era feita da forma amonetária. O comércio com o exterior era fraco, pois dependia exclusivamente do faraó. Mas os egípcios exportavam cereais, vinho, óleos vegetais, papiro e móveis e importavam pedras preciosas, marfim, perfumes e madeiras.
O estado egípcio era proprietário dos meios de produção, incluindo terras e instrumentos de trabalho. Os camponeses recebiam terras para o cultivo, mas pagavam tributos para usá-las, a forma de pagamento era na forma de produtos ou de trabalho.
Explicação:
Resposta:
Pois trabalhavam incansavelmente como trabalhadores livres mas que eram tratados igual a escravos com trabalhos durante dias e noites trabalhavam plantando, colhendo, minerando, domesticando, construindo e também caçando. Tudo isso era feito por plebleus e escravos a unica diferença era que os plebeus recebiam mizerias e os escravos nada, além disso os plebleus tinha que pagar impostos para o rei ou eram penalizados sendo morte ou virando escravis até pagarem suas dividas.