Lagartixa em pele de escorpião
Você sabia que vários animais e plantas vivem disfarçados por aí?
[...]
Um disfarce curioso é o da lagartixa Coleodactylus brachystoma. Encontrada em Goiás e Mato Grosso, ela se defende dos inimigos de uma forma curiosa: levanta a cauda, imitando um escorpião. Os predadores, com medo de serem ferroados pela inofensiva lagartixa na pele de escorpião, fogem.
©Reuber Brandão
A Coleodactylus brachystoma levanta sua cauda para imitar um escorpião e enganar os predadores
[...]
Quando um predador passa mal por comer um animal tóxico ou de gosto ruim, aprende a evitar qualquer alimento que seja parecido com aquele, inclusive os que não fazem mal. Esta aí o segredo dos imitadores – eles apostam que serão confundidos pelos predadores com aqueles animais ou plantas que o fizeram mal.
Características físicas, como a semelhança da C. brachystoma com o escorpião, são passadas de geração em geração. Como as lagartixas que têm essa característica têm mais chances de escapar dos ataques dos predadores, acabam vivendo mais e gerando mais filhotes [...]. Está aí a prova de que o disfarce funciona!
CONRADO, Lucas. Lagartixa em pele de escorpião. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2018.
A C. brachystoma é uma espécie de lagartixa que se faz passar por escorpião. Marque as alternativas corretas de acordo com o texto.
A
Esse tipo de adaptação é adquirido ao longo de várias gerações por uma espécie que imita outra que é tóxica ou tem gosto ruim.
B
Ao ser ameaçada, a lagartixa levanta sua cauda simulando o movimento do escorpião.
C
A lagartixa se faz passar por outra espécie mais perigosa para afastar possíveis predadores.
D
Essa espécie de lagartixa é tão perigosa quanto um escorpião de verdade.
E
Na verdade, a lagartixa não oferece risco algum ao predador, mas ele desiste de comê-la por confundi-la com um escorpião.
ESSA PERGUNTA É DE CIÊNCIAS
Respostas
respondido por:
46
Resposta:
Todas estão corretas, exceto a letra D
Explicação:
No texto, é apontado que a lagartixa utiliza do mimetismo para afastar predadores perigosos. Entretanto, por se tratar apenas de uma característica física, a lagartixa não apresenta nenhuma toxicidade ou perigo
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás