Respostas
Resposta:
O corpo é uma construção cultural: já que cada sociedade se expressa diferentemente por meio de corpos diferentes, no qual este corpo que encontramos na nossa individualidade, e que nos tornamos humanos. Desse modo, se olharmos uma mesma cultura em diferentes épocas, iremos perceber que o ideal de beleza, e criado, modificado, e recreado, estabelecendo assim a compreensão que se tem como “feio” e “belo”.
Já o termo estética compõe-se de duas raízes etimológicas. Uma é “aisth” que significa sensação, sentir, a outra é “etos” que significa costume, moral. Portanto, pode-se dizer que corpo estética significa a construção moral ou o costume da sensação e de sentimento em um determinado individuo.
O corpo estético na sociedade e enfatizado pela mídia e pela propaganda no objetivo de fazer indivíduos consumidores, pois a sociedade e composta pelo sistema econômico em que estamos entrelaçados e pelos padrões a serem estabelecidos na sociedade. Hoje e o caso do corpo na sociedade, em que o corpo tem que ser belo, perfeito, lindo, se você possui este corpo esta inserido no padrão estabelecido pela sociedade, se não possui este corpo perfeito e descriminado e muitas das vezes o individuo e motivo de chacota.
Por exemplo, se olharmos a arte da pré-história, no período Paleolítico Superior (aproximadamente entre 25.000 a.C. e 10.000 a. C.), veremos que nos trabalhos em escultura predominava as figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos e caídos, ventre saltado, com excesso de tecido adiposo e grandes nádegas flácidas, destacando-se entre essas esculturas a que os cientistas chamavam de “Vênus de Willendorf” (Proença, 2000). Então podemos ver que a uma diferença muito grande de padrão de beleza da pré-história, para as mulheres do século XXI que são influenciadas pela propaganda e pela mídia.
O corpo humano encontra-se cada vez mais inserido na produção estética, no sentido de que alinha-se a uma construção cultural que torna mais complexa a relação entre beleza e saúde.
Corpo na Produção Estética Contemporânea
A produção estética está cada vez mais influente na sociedade contemporânea, em função do valor que o corpo vem sendo dado, estimulando uma sociedade da beleza e dos extremos.
A indústria cultural aumenta o valor sobre o corpo, muitas vezes de forma exagerada, cabendo às pessoas filtrar os padrões de beleza, mantendo-se alinhado com a saúde e as necessidades fisiológicas de cada um.
Mais sobre corpo e produção estética: brainly.com.br/tarefa/17998294