Uma das bases da dominação política das oligarquias regionais durante a República Velha era o "coronelismo". Em relação às práticas coronelistas, leia as afirmativas abaixo.I) O coronel era o chefe político local, utilizava-se de estratégias paternalistas de controle social e era responsável pela manipulação do seu "curral eleitoral", que deveria ser fiel aos candidatos oficiais nas eleições.II) Para garantir o seu domínio político, o coronel recorria a mecanismos de consulta popular, essencialmente democráticos e participativos, tais como plebiscitos e assembleias.III) Embora na atualidade o Estado brasileiro não seja formalmente oligárquico, as práticas coronelistas das oligarquias continuam perceptíveis, principalmente nas regiões de menor desenvolvimento econômico do país.Quais estão corretas?
a) Apenas III.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
Respostas
respondido por:
45
Resposta: C - Apenas I e III
respondido por:
0
O coronel era o chefe político da localidade e usava estratégias de controle social para manipular seus eleitores, prática que ainda persiste em alguns lugares do Brasil (alternativa C).
As oligarquias e o coronelismo
Durante a Primeira República, ou República Velha, o coronelismo era uma prática muito comum de controle eleitoral das oligarquias. Sendo facilitada pelo voto ser aberto e censitário, os coronéis utilizavam seu poder político e social para manipular as eleições naquela localidade, beneficiando determinados candidatos.
Leia mais sobre a República Velha em:
https://brainly.com.br/tarefa/1464833
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás