• Matéria: Saúde
  • Autor: elizanilde
  • Perguntado 7 anos atrás

A assistência pré natal é a supervisão médica e de enfermagem desde à concepção até o início do trabalho de parto. A consulta de pré natal trata-se da avaliação clínica e obstétrica, contínua e periódica (no mínimo 6 ao longo da gestação) e o objetivo do acompanhamento pré-natal é assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna, inclusive abordando aspectos psicossociais e as atividades educativas e preventivas. A assistência no pré-natal inclui a pré-consulta, consulta e pós-consulta de enfermagem. Na pré-consulta realiza-se ações como recepção da cliente, verificação de sinais vitais, peso e altura, avaliação do estado nutricional da gestante, preparando a gestante para a consulta de enfermagem, que consiste em

Complete o texto-base acima com a alternativa correta.

Escolha uma:
garantir os recursos humanos, físicos, materiais e técnicos necessários à atenção pré-natal. Promover a escuta ativa da gestante e de seus(suas) acompanhantes, considerando aspectos intelectuais, emocionais, sociais e culturais e não somente um cuidado biológico: "rodas de gestantes" e informar sobre os benefícios do parto fisiológico, incluindo a elaboração do plano de parto.

b.
investigar presença de doenças crônicas como: renal, cardiovascular, pneumopatia, hemopatias, epilepsia, doença autoimune, ginecopatia, diabetes, anemia, doenças mentais e infectocontagiosas, doenças obstétricas na gravidez atual: hipertensão arterial, altura uterina superior ou inferior à esperada, suspeita de gravidez ectópica, toxemia, hemorragia vaginal, ameaça de parto prematuro, gravidez prolongada, múltipla gravidez, oligoâmnio ou polihidrâmnio, óbito fetal, rotura das membranas por mais de 12 horas sem presença de trabalho de parto, desnutrição e/ou ganho ponderal inadequado, diabetes gestacional e doenças infectocontagiosas.

c.
englobar todos os dados da gestante como, identificação, dados socioeconômicos, anamnese, exame físico geral e obstétrico, solicitação de exames complementares, avaliação da idade gestacional, maturidade e vitalidade fetal, assim como avaliação do risco gestacional e encaminhamento para especialistas quando necessários. Além disso devem ser realizados encaminhamentos para serviços de apoio como psicologia e odontologia quando necessário. A orientação nutricional também é de grande importância, além da verificação da profilaxia de tétano, hepatite B, influenza e rubéola, orientações e preparo para o aleitamento materno.

d.
garantir o transporte público gratuito da gestante para o atendimento pré-natal, quando necessário, orientar sobre o acesso à unidade de referência especializada além de medidas preventivas e curativas, ou outras necessidades a mais que não tenham sido identificadas na consulta ginecológica.

e.
orientar a gestante sobre os cuidados que ela deve ter com relação aos sintomas que ela pode apresentar durante a gestação, as causas e a conduta a ser tomada. Investigar os antecedentes obstétricos: multiparidade, parto difícil, parto prematuro, intervalo entre gestações de menos de 2 anos ou mais de 5 anos, óbitos perinatais, aborto, recém-nascido com peso menor que 2.500 gramas ou maior que 4.000 gramas, Rh negativo, infertilidade e esterilidade, malformação fetal, crescimento intrauterino restrito (CIUR), síndrome hemorrágica, síndrome hipertensiva, cirurgia de útero anterior.

Respostas

respondido por: deia522
1

Resposta:C

Explicação:

Resposta correta é a opção C

Perguntas similares