Tomando como ponto de partida as opiniões de DaMatta, escreva uma carta dirigida ao Secretário de Educação do Estado do Paraná, solicitando a inclusão, no currículo do Ensino Médio, de conteúdos voltados à educação para o trânsito. Use as afirmações de DaMatta como argumentos para fundamentar sua solicitação. • O texto deve ter de 10 a 12 linhas. • A carta NÃO deverá ser assinada. Qualquer sinal de identificação invalida sua prova.
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
À Secretária de Educação do Estado do Paraná,
É evidente os problemas cotidianos enfrentados no trânsito da nossa cidade. A imprudência em nossas vias só tem aumentado, fazendo com que dados alarmantes sobre acidentes graves e óbitos saltem aos nosso olhos.
O antropólogo e escritor DaMatta afirma que grande parte da falta de uma boa conduta no trânsito deve-se as formas de organização da nossa sociedade patrimonialista. Isto observa-se, principalmente, nas as infrações dos jovens no trânsito, uma vez que estas, em sua maioria, resolvem-se com o pagamento de multas. Desta forma, não alcançamos a raiz do problema: a parca educação que faz com que a boa convivência no trânsito não seja discutida e entendida como um dever em relação à vida dos demais.
Portanto, faz-se mister a inclusão de matérias acerca das condutas de trânsito no currículo do ensino médio, canal direto de acesso à comunicação com os jovens, visando educar a mente destes para que sejam mais humanas e conscientes.
Espero ter ajudado, bons estudos.