O autor usa no segundo parágrafo a expressão francesa "déjà vu" (já visto), empregada usualmente para indicar queuma situação parece conhecida, devido à semelhança com outra vivida anteriormente. Essa expressão é usada paradestacar a semelhança entre:a) o processo de industrialização no Brasil e nos Estados Unidos.b) a atuação dos grupos de esquerda no Brasil nos anos 1960 e 1970 e os líderes da revolução cubana.c) o desenvolvimento econômico e industrial do Brasil na década de 1950 e no início do século 21.d) as guerras do Iraque e Afeganistão e a Guerra Fria nas décadas de 1960 e 1970.e) o interesse de pesquisadores americanos pelo Brasil e pelo Oriente Médio.
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
Essa expressão é usada para destacar a semelhança entre:
d) as guerras do Iraque e Afeganistão e a Guerra Fria nas décadas de 1960 e 1970.
O trecho em que a expressão "dèja vu" ocorre:
"... tanto o Brasil quanto a América Latina deixaram de atrair a atenção internacional, monopolizada pelo déjà vu: a batalha entre Ocidente e Oriente encarnada nas guerras do Iraque e do Afeganistão."
Então, assim como as guerras do Iraque e Afeganistão representavam uma oposição entre o Ocidente e o Oriente, a Guerra Fria representava uma oposição entre o comunismo e o capitalismo, polarizados entre União Soviética e Estados Unidos respectivamente.
A Guerra Fria já foi vista nas décadas de 1960 e 1970. E agora o que se vê é a guerra entre o Iraque e o Afeganistão repetir esse contraste.