• Matéria: Português
  • Autor: erikaschnaider47631
  • Perguntado 7 anos atrás

Assinale a alternativa correta.a) A crítica social presente em O pagador de promessas, de Dias Gomes, perde universalidade em função de seu caráterregionalista, pois sabe-se que, quando a peça estreou (1960), a visão conservadora do Padre Olavo já não seencontrava mais nas grandes cidades.b) O regionalismo de S. Bernardo, de Graciliano Ramos, é típico da segunda fase do modernismo brasileiro, que secaracteriza pela exploração dos dramas sociais, deixando em segundo plano o aprofundamento psicológico daspersonagens, o que fica claro na brutalidade do protagonista, Paulo Honório.c) Inocência, do Visconde de Taunay, promove uma fusão entre as convenções do romance romântico, perceptível no casode amor entre Inocência e Cirino, e os elementos regionais representados pela natureza, a linguagem e os costumes dointerior do Brasil no século XIX.d) Apesar do caráter universal da obra de Clarice Lispector, percebe-se a influência regionalista nos contos de FelicidadeClandestina, pois a ação de alguns deles acontece no nordeste brasileiro, mais precisamente na cidade de Recife.e) Em "A vingança da peroba", "A colcha de retalhos" e "Bucólica", entre outros textos de Urupês, a imagem do Jeca Tatu,caboclo preguiçoso e ignorante, é substituída por uma visão positiva do caboclo, entendido como um homem de valorque não se desenvolve em função da desatenção das autoridades.

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respondido por: silvathiagoantonio
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Alternativa (C) Inocência, do Visconde de Taunay, promove uma fusão entre as convenções do romance romântico, perceptível no caso de amor entre Inocência e Cirino, e os elementos regionais representados pela natureza, a linguagem e os costumes do interior do Brasil no século XIX.

Analisando as afirmativas do enunciado, podemos perceber um monte de incoerências em suas afirmações. Como é o caso da alternativa (B), o cunho psicológico de Graciliano Ramos ficou em primeiro plano no romance "São Bernardo", evidências muito claras do regionalismo típico da segunda fase do modernismo. Contrário do que foi elaborado pelo enunciado da alternativa.

A inocência de Visconde de Tuanay, não promove uma fusão entre as convenções do romance. Principalmente quando leva-se em conta o caso romântico.

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