Em abril de 2010, pescadores do litoral paranaense capturaram um tubarão de aproximadamente 300 kg e 3 m de comprimento, segundo informação de testemunhas. O fato foi noticiado nos blogs de surfistas e até filmado. O tubarão nadava na arrebentação, tipo de ocorrência extremamente raro, próximo ao local onde tradicionalmente os surfistas pegam onda, no pico de Matinhos. Apesar da lamentável morte do animal, a causa mais plausível de sua aparição nessas águas pode ser: a) a presença de grande densidade de predadores da espécie em alto-mar e a busca de refúgio em águas rasas. b) a sobre-exploração dos recursos pesqueiros, obrigando a espécie a encontrar alimento em locais mais rasos. c) as mudanças nas correntes marinhas provocadas pela diminuição da camada de ozônio. d) o efeito estufa, que aquece os oceanos e obriga a espécie a procurar a água fria em ambientes rasos. e) a presença de esgoto doméstico lançado ao mar pelos balneários, que facilita a oferta de alimento para o tubarão.
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
5
A resposta corre é a letra B, que aponta que a sobre-exploração dos recursos pesqueiros, obrigando a espécie a encontrar alimento em locais mais rasos.
A causa mais plausível evidencia uma pratica de exploração excessiva do meio, assim incitando o animal a buscar comida em locais que antes não seriam vistos, alem do dano ambiental a presença desse animal desperta para o bem estar das pessoas na praia.
Para que se tenha uma ação mitigadora deve ser feito um defeso onde se tenha um controle de natalidade dos peixes, para que possa manter em equilíbrio no meio, alem disso ajudar os pescadores para que se tenham uma renda para não recorrer a pesca.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás