Questões sobre Em código (Fernando Sabino)
1) No texto de Fernando Sabino, qual tipologia textual é predominante?
2) E pertence a qual gênero textual?
3) Indique o narrador e qual foco narrativo presente nesse texto.
4) Retire um exemplo que sequência narrativa.
5) Retire um exemplo de descrição.
6) Indique os personagens do texto lido.
7) Qual espaço da narrativa é mencionado?
8) Qual a situação apresentada neste texto?
9) Há referência temporal?
Respostas
Resposta: Txt narrativo / Gênero Crônica
Explicação:
Resposta:
A confusão gerada no diálogo é um exemplo da dependência do texto com o contexto. Embora todos os 12 itens do recado estivessem escritos em língua portuguesa, não em código, eles não fizeram sentido para nenhum dos participantes do diálogo porque estavam fora de contexto. A crônica de Fernando Sabino continua explicando a confusão:
“Desliguei, atônito, fui até refrescar o rosto com água, para poder pensar melhor. Só então me lembrei: haviam-me encomendado uma crônica sobre essas frases que os motoristas costumam pintar, como lema, à frente dos caminhões. Meu irmão, que é engenheiro e viaja sempre pelo interior fiscalizando obras, prometera ajudar-me, recolhendo em suas andanças farto e variado material.”
O texto não chega a ser uma carta em código. Todas as frases fazem sentido quando são lidas coladas nos vidros e nos para-choques de caminhões, mas geram confusão quando lidas em lista em um recado transmitido por telefone, reforçando a importância do contexto para a compreensão da mensagem.
Explicação: